O Federal Reserve está preparado para tomar mais medidas a fim de ajudar a frágil recuperação econômica, brecada por um fraco mercado de trabalho e por estresses financeiros na Europa, disse nesta terça-feira o chairman do Fed, Ben Bernanke.
"O Comitê vai continuar monitorando de perto os acontecimentos econômicos e está preparado para tomar mais ações apropriadas para promover uma recuperação econômica mais forte no contexto da estabilidade de preços", disse Bernanke.
Devido ao fraco crescimento do emprego que tem deprimido a confiança do consumidor, Bernanke pediu a parlamentares que não cortem rapidamente os gastos no curto prazo, mesmo que eles dificultem a redução do déficit orçamentário no longo prazo.
Bernanke disse que o aperto de cinto do governo deve se mostrar como um peso significativo para a maior economia do mundo, que teve um crescimento médio anuallizado de menos de 1 por cento no primeiro semestre.
"Um objetivo importante é evitar ações fiscais que possam impedir a atual recuperação econômica", disse ele.
Bernanke disse que os problemas financeiros da Europa impõem riscos ao crescimento econômico dos Estados Unidos, dizendo que foram prejudicados o humor do consumidor e dos empresários.
Destacando que a inflação mais alta no começo do ano não se tornou integrada na economia, Bernanke argumentou que as pressões de preços continuarão baixas no futuro previsível.