O presidente do Federal Reserve (Fed), Ben Bernanke, alertou nesta terça-feira que, a menos que os esforços do governo consigam restaurar a estabilidade financeira, a recessão do país pode não terminar este ano.
Bernanke disse a parlamentares que uma acentuada retração da economia estava em grande risco de reforçar mutuamente um crescimento fraco e a pressão do mercado financeiro.
"Para quebrar o ciclo adverso, é essencial que continuemos com estímulos ficais complementares e com uma forte ação do governo para estabilizar as instituições financeiras", disse ele em discurso preparado para o comitê do Senado responsável por acompanhar o setor bancário.
"Se as ações conduzidas pela administração, Congresso e pelo Federal Reserve forem bem sucedidas em restaurar a estabilidade da economia, haverá uma perspectiva razoável de que a atual recessão deve terminar em 2009, e 2010 será um ano de recuperação", disse ele.
Bernanke também alertou que outro risco em sua previsão era a desaceleração econômica global, que pode enfraquecer as exportações dos Estados Unidos e prejudicar as condições financeiras.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast