O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apresentou proposta formal aos países-membros para cancelar US$ 3,5 bilhões em dívidas de cinco dos seus mais pobres devedores na América Latina: Bolívia, Nicarágua, Guiana, Honduras e Haiti.
A proposta, segundo fontes da instituição, é liderada pelos Estados Unidos e circulou entre os membros nesta quarta-feira.
- Existe uma proposta. O documento acabou de sair e ninguém teve chance de ler ainda, mas estaremos discutindo a questão na semana que vem - confirmou à Reuters um importante funcionário do banco, de um país do Grupo dos Oito.
A proposta viria depois de um amplo acordo do ano passado no âmbito do G-8, composto pelos sete países mais industrializados do mundo mais a Rússia, para perdoar a dívida de países pobres com o Banco Mundial (Bird) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).
O BID é o maior banco para países em desenvolvimento na América Latina e no Caribe, desembolsando cerca de US$ 6 bilhões anuais em financiamento à região, a maior parte em gastos sociais e em infra-estrutura.
Os maiores tomadores de empréstimos do banco são Brasil, Argentina e México.