Os chineses desembolsaram valores recorde nos sites de venda no “Dia dos Solteiros”, a maior liquidação online do mundo, que acontece nesta sexta-feira (11).
À meia-noite de sexta-feira (14h de quinta-feira em Brasília), os internautas chineses recorreram aos seus smartphones ou computadores para aproveitar os descontos propostos durante a promoção, criada em 2009 pelo Alibaba, o gigante nacional do comércio eletrônico.
Para o Alibaba, o Dia dos Solteiros – comemorado todos os anos em 11 de novembro (11/11) pela repetição do número um, que faz referência ao celibato – é uma ocasião para impulsar suas vendas. Nos primeiro cinco minutos da sexta-feira, os internautas gastaram cerca de um bilhão de dólares só no site da empresa.
Antes das 7h da manhã, o volume de vendas já tinha ultrapassado o total das transações realizadas durante 24 horas em 2014.
Pouco antes das 12h, as vendas chegaram a cerca de US$ 12 bilhões, perto do recorde atingido ao final do dia no ano passado, com US$ 14,3 bilhões, um valor maior do que o PIB de países como a Nicarágua.
A segunda maior empresa do setor na China, JD.com, também aproveitou o frenesi consumista e propôs uma série de promoções. Às 9h, as transações do site ultrapassaram o total do ano passado.
E-commerce em alta
Em 2015, a economia chinesa se expandiu no seu ritmo mais lento em 25 anos, e diminuiu ainda mais neste ano, enquanto Pequim tenta transferir os motores do crescimento do investimento e das exportações para o consumo interno.
Em meio às medidas adotadas pelo governo chinês para reequilibrar seu modelo de crescimento, o comércio eletrônico se apresenta como uma via indispensável para o país, que tem 710 milhões de usuários de internet.
Hoje, cerca de 15% das vendas na China são feitas pela internet. Nos primeiros 10 meses do ano, as vendas on-line subiram 26%, segundo dados oficiais, crescendo duas vezes mais rápido que as vendas de varejo.
Barômetro de confiança
O Dia dos Solteiros bateu em poucas horas o recorde mundial da operação de descontos on-line que é realizada anualmente nos Estados Unidos, no final de novembro, após o feriado de Ação de Graças (Thanksgiving) e o “Black Friday”.
No ano passado, durante os cinco dias de promoção, que terminam na “Cyber Monday”, os americanos gastaram US$ 11,1 bilhões na internet.
Embora o dia “constitua apenas um fração das vendas totais anuais” do Alibaba, representa “um termômetro de confiança para o grupo”, que está no ponto de mira dos investidores, indica o analista independente Li Chengdong.
Li adverte que mesmo se as transações deste ano voltarem a estabelecer um novo recorde, este crescimento não será tão grande quanto no ano passado, quando as vendas subiram 60% em relação ao 11 de novembro anterior. Essa provável redução se explica por uma conjuntura econômica incerta e por uma regulação mais estrita do setor por parte das autoridades chinesas.
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