O compromisso do bilionário britânico Richard Branson com o combate ao aquecimento global avançou nesta quinta-feira (7), com a primeira viagem de um trem de passageiros da Europa abastecido com biodiesel. O trajeto foi de Londres a Gales do Norte.
A companhia de Branson, a Virgin Trains, colocou um dos trens em um teste de seis meses, abastecido com uma mistura que inclui 20% de biodiesel. O empresário diz que toda a frota pode, no futuro, ser abastecida com a mistura.
O biodiesel utilizado nas locomotivas será feito principalmente a partir de colza produzida no Reino Unidos, misturada com óleo de soja norte-americano e óleo de palma do Extremo Oriente.
O futuro primeiro-ministro britânico e atual ministro das Finanças, Gordon Brown, compareceu à partida do trem depois de ter facilitado o teste ao permitir uma cobrança diferenciada de impostos.
"Existe a possibilidade de chegarmos a 100% de biodiesel se os motores forem modificados", afirmou Branson em uma entrevista.
Branson comprometeu-se a gastar todo o lucro das companhias ferroviária e aérea que controla com iniciativas contra o aquecimento global. Ele planeja em 2008 realizar um vôo experimental com um avião de passageiros utilizando biodiesel.
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Militares dependem da boa vontade de Moraes para garantir direitos fundamentais; acompanhe o Sem Rodeios
Como funciona a “previdência militar” que o Congresso vai rever
Briga com Congresso por verbas do Orçamento revela governo sem margem de manobra
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast