O popular sistema de compartilhamento de arquivos BitTorrent, co-fundado pelo criador de um programa de software amplamente usado para piratear vídeo e música na Web, planeja começar a ajudar empresas de mídia a distribuir vídeos via internet.
A empresa divulgou o serviço, chamado de BitTorrent DNA, nesta terça-feira (09), seis anos depois que o presidente-executivo, Bram Cohen, criou a tecnologia BitTorrent de troca de arquivos. Seu primeiro cliente, a Brightcove, usará o serviço para distribuir vídeo em formato stream na internet, com custos inferiores aos dos sistemas em uso atualmente.
O sistema é uma das duas tecnologias mais utilizadas para a troca de arquivos via internet. A outra, Gnutella, opera com softwares como o Limewire e o MP3 Rocket. Embora o software BitTorrent seja notório como ferramenta de pirataria, Cohen diz ter passado os últimos três anos trabalhando para encontrar maneiras de comercializar a tecnologia.
Em fevereiro, a empresa de capital fechado abriu uma loja on-line de vídeo para vender vídeos licenciados pelos estúdios de Hollywood. Agora, está oferecendo tecnologia de distribuição a outras empresas.
Clientes
A Brightcove distribui, no momento, vídeos on-line para empresas como CBS, Fox Entertainment Group (parte da News Corp), MTV Network (parte da Viacom) e a New York Times.
As duas empresas não informaram que programas serão distribuídos pela Brightcove com a tecnologia BitTorrent, que também permite arquivos compartilhados. À medida que um usuário baixa um arquivo, ou assiste a um vídeo em formato stream, o software BitTorrent DNA envia dados a outro computador que esteja solicitando os mesmos arquivos.
"O software usa seu computador de um jeito muito cortês. Quando você baixa alguma coisa, também está subindo alguma coisa", disse Ashwin Navin, presidente da BitTorrent, em entrevista. "Os usuários estão cientes disso porque são informados ao baixar o software BitTorrent." Além de vídeo em formato stream, o BitTorrent DNA também pode distribuir software e vídeos para download.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast