A quinta edição do Black Friday Brasil começa nesta sexta-feira (28) com perspectivas otimistas, tanto para os comerciantes quanto para os consumidores.
O evento que promove descontos para vários itens no comércio eletrônico foi importado dos Estados Unidos e evoluiu rapidamente no país. O varejo prevê grandes margens de lucros, enquanto os clientes terão mais segurança para comprar em relação aos anos anteriores.
Estimativas
A empresa especializada em comércio eletrônico, E-bit aposta que a arrecadação total da mega liquidação chegue a R$ 1,2 bilhão contra R$ 770 milhões em 2013, um aumento de 56%.
A consultoria Conversion trabalha com previsão de lucros de até R$1,56 bilhão, o que representaria 4% do total de vendas do comércio pela internet durante todo o ano.
Já a ClearSale, que realiza consultoria para o site Busca Descontos, idealizador da Black Friday no Brasil, calcula que a evolução dos lucros desde 2010, quando foi realizada a primeira edição, até 2013, foi de 525% e aumentará ainda mais neste ano.
Segundo Pedro Eugênio, fundador do site Busca Descontos e idealizador do Black Friday no Brasil, o sucesso se deve à preparação prévia para a data.
"O varejo negociou com fornecedores, trouxe benefícios aos consumidores e o consumidor entendeu a proposta", explica.
Segundo ele, a data já possui espaço fixo no calendário do varejo brasileiro. "Em 2013, foi o dia que mais vendeu em todo o ano no e-commerce brasileiro. A data tem tudo para estar no Top 3 entre as mais lucrativas para o comércio", afirma.
Apostas
As lojas que já obtiveram grandes margens de lucro com a data resolveram expandir a Black Friday de 2014. A partir da meia-noite o consumidor já terá acesso na internet aos produtos com descontos. Muitas redes, como a Magazine Luiza e a Ricardo Eletro, farão as promoções também para as lojas físicas.
Já outras optaram por expandir o período de descontos. A Rede Walmart Brasil vem fazendo descontos durante toda a semana, apoiada no sucesso da data em 2013, que representou a maior venda de eletrônicos em um único dia em toda a história da empresa no país. Já a Netshoes vem oferecendo descontos para mais de 3 mil produtos durante todo o mês de novembro.
Consumidor
Os benefícios da Black Friday também devem ser maiores para os consumidores. Além de uma maior oferta de lojas e opções, agora há mais alternativas para realizar uma compra segura.
Para evitar reclamações de fraudes ou promoções maquiadas - produtos com descontos calculados a partir de preços inflados - que foram comuns nos anos anteriores, a Câmara de Comércio Eletrônico (e-net) criou, em 2013, o selo Black Friday Legal, uma espécie de certificação baseada em um código de ética para as empresas que oferecem descontos reais, respeitam o Código de Defesa do Consumidor e disponibilizam dados como o CNPJ, endereço e canais de contato para o consumidor.
No ano passado, 123 empresas conseguiram o selo. Já em 2014, 439 já obtiveram a licença. Para Marcelo Coelho, vice-presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, o crescimento desse número faz parte da preocupação das empresas com os serviços oferecidos.
"O que o consumidor necessita é de um bom atendimento, formas de pagamento adequadas e canais de defesa do consumidor eficientes. Não basta apenas ter um bom preço, produto ou uma boa logística de entrega", afirma.