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O forte da mega liquidação ocorre na internet, mas algumas empresas fazem promoções também nas lojas físicas. | Albari Rosa/Agência de Notícias Gazeta do Povo
O forte da mega liquidação ocorre na internet, mas algumas empresas fazem promoções também nas lojas físicas.| Foto: Albari Rosa/Agência de Notícias Gazeta do Povo

Dicas e cuidados para aproveitar a Black Friday

Para comprar na Black Friday a preços baixos e de forma rápida e tranquila, alguns cuidados são necessários. O ideal é sempre utilizar sites seguros, que ofereçam canais de comunicação em caso de qualquer problema e garantam os direitos dos consumidores.

Selo de qualidade

Neste caso, vale verificar se o site possui o selo Black Friday Legal. Também é recomendado observar as formas de pagamento. "O consumidor pode ver se a loja oferece meios de pagamentos seguros, com instituições que garantam o bloqueio do dinheiro gasto na compra caso o produto não chegue ao seu destino", afirma Marcelo Coelho, vice-presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.

Descontos reais

Uma das grandes preocupações do consumidor nesta data é obter descontos reais em relação ao valor original do produto. Para se certificar disso, o ideal é fazer uma pesquisa de preços antes da data da promoção. "O consumidor pode utilizar sites de buscas, comparar os preços dos produtos e fazer uma cópia das telas e das ofertas para utilizar como prova contra qualquer prática abusiva", orienta Christian Printes, advogado do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec).

Órgãos de defesa

Em caso de qualquer problema com a compra ou descumprimento de uma oferta, o consumidor pode utilizar os canais de comunicação para tentar resolver diretamente com a loja. Caso não haja acordo, a queixa pode ser levada para os órgãos de defesa do consumidor, como os Procons e, em último caso, até mesmo para os Juizados Especiais Cíveis.

Outra alternativa é o site www.consumidor.gov.br , criado pela Secretaria Nacional do Consumidor para a realização de acordos entre clientes e empresas. Isso sem que o caso seja levado à Justiça.

O idealizador da Black Friday Brasil, Pedro Eugênio, afirma que o comprador pode evitar reclamações e queixas indo atrás da oferta e não do produto.

"Muitas reclamações foram feitas por produtos que não estavam na promoção. É possível encontrar ótimas ofertas para produtos mais simples ou modelos mais antigos.Os mais procurados geralmente não possuem descontos", afirma.

Shoppings de Curitiba terão Black Friday estendida

Em Curitiba, os shoppings abrirão mais cedo e também estenderão a data das promoções que podem chegar a 80% de desconto.

Os shoppings Curitiba, Crystal e Estação realizam os descontos durante os dias 28, 29 e 30 (sexta-feira, sábado e domingo). Nesta sexta-feira, as lojas ficarão abertas das 7 horas às 23 horas.

Os shoppings Cidade e ParkShopping Barigui também oferecerão descontos. Por aqui, até mesmo as construtoras aproveitarão a data para tentar baixar os estoques durante toda a semana com descontos e promoções.

A quinta edição do Black Friday Brasil começa nesta sexta-feira (28) com perspectivas otimistas, tanto para os comerciantes quanto para os consumidores.

O evento que promove descontos para vários itens no comércio eletrônico foi importado dos Estados Unidos e evoluiu rapidamente no país. O varejo prevê grandes margens de lucros, enquanto os clientes terão mais segurança para comprar em relação aos anos anteriores.

Estimativas

A empresa especializada em comércio eletrônico, E-bit aposta que a arrecadação total da mega liquidação chegue a R$ 1,2 bilhão contra R$ 770 milhões em 2013, um aumento de 56%.

A consultoria Conversion trabalha com previsão de lucros de até R$1,56 bilhão, o que representaria 4% do total de vendas do comércio pela internet durante todo o ano.

Já a ClearSale, que realiza consultoria para o site Busca Descontos, idealizador da Black Friday no Brasil, calcula que a evolução dos lucros desde 2010, quando foi realizada a primeira edição, até 2013, foi de 525% e aumentará ainda mais neste ano.

Segundo Pedro Eugênio, fundador do site Busca Descontos e idealizador do Black Friday no Brasil, o sucesso se deve à preparação prévia para a data.

"O varejo negociou com fornecedores, trouxe benefícios aos consumidores e o consumidor entendeu a proposta", explica.

Segundo ele, a data já possui espaço fixo no calendário do varejo brasileiro. "Em 2013, foi o dia que mais vendeu em todo o ano no e-commerce brasileiro. A data tem tudo para estar no Top 3 entre as mais lucrativas para o comércio", afirma.

Apostas

As lojas que já obtiveram grandes margens de lucro com a data resolveram expandir a Black Friday de 2014. A partir da meia-noite o consumidor já terá acesso na internet aos produtos com descontos. Muitas redes, como a Magazine Luiza e a Ricardo Eletro, farão as promoções também para as lojas físicas.

Já outras optaram por expandir o período de descontos. A Rede Walmart Brasil vem fazendo descontos durante toda a semana, apoiada no sucesso da data em 2013, que representou a maior venda de eletrônicos em um único dia em toda a história da empresa no país. Já a Netshoes vem oferecendo descontos para mais de 3 mil produtos durante todo o mês de novembro.

Consumidor

Os benefícios da Black Friday também devem ser maiores para os consumidores. Além de uma maior oferta de lojas e opções, agora há mais alternativas para realizar uma compra segura.

Para evitar reclamações de fraudes ou promoções maquiadas - produtos com descontos calculados a partir de preços inflados - que foram comuns nos anos anteriores, a Câmara de Comércio Eletrônico (e-net) criou, em 2013, o selo Black Friday Legal, uma espécie de certificação baseada em um código de ética para as empresas que oferecem descontos reais, respeitam o Código de Defesa do Consumidor e disponibilizam dados como o CNPJ, endereço e canais de contato para o consumidor.

No ano passado, 123 empresas conseguiram o selo. Já em 2014, 439 já obtiveram a licença. Para Marcelo Coelho, vice-presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, o crescimento desse número faz parte da preocupação das empresas com os serviços oferecidos.

"O que o consumidor necessita é de um bom atendimento, formas de pagamento adequadas e canais de defesa do consumidor eficientes. Não basta apenas ter um bom preço, produto ou uma boa logística de entrega", afirma.

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