Ruas cheias em Ciudad del Este: muito movimento, mesmo com dólar caro| Foto:

Polícia

Promoção tem segurança reforçada por mil agentes

Cerca de mil policiais reforçaram a segurança do microcentro comercial de Ciudad del Este no primeiro dia da Black Friday. Guardas de trânsitos e agentes da Polícia de Turismo garantiam a ordem na cidade e ajudavam pedestres a cruzar as ruas. A prefeitura montou um posto para receber reclamações de turistas lesados, mas até o final da tarde não houve registro de queixa. Na aduana brasileira, o movimento foi tranquilo e sem tumulto. A expectativa dos comerciantes é receber o maior número de compristas no sábado.

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Feira

Em Pinhais, a promoção ganhará outro nome: Black Week

Uma feira organizada pela empresa especializada Diretriz também pegou carona no conceito americano de Black Friday – o dia de liquidações que abre a temporada natalina, logo após o tradicional Dia de Ação de Graças, comemorado na quarta quinta-feira de novembro. É a Black Week, que pretende reunir no Expotrade Pinhais expositores do varejo para dez dias de ofertas, entre 31 de agosto e 9 de setembro. "O sucesso da feira estará na ampla possibilidade de negócios que ela pode oferecer", arrisca o presidente da Diretriz, Carlos Jung.

Ciudad del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu, foi invadida por turistas ontem, no primeiro dia da Black Friday – megaliquidação inédita na região, com descontos de 20% a 70%. O movimento triplicou em shoppings e lojas que vendem eletrônicos, informática, bebidas e perfumes de marca. Nos estabelecimentos pequenos ou aqueles voltados para sacoleiros (que compram para revender) a promoção não fez diferença. Houve até quem reclamasse que os produtos em liquidação eram poucos ou de segunda linha.

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A megaliquidação deixou as principais ruas do comércio paraguaio lotadas. O dólar em alta (cotado a R$ 2,05 na fronteira) não pareceu influenciar no movimento.

Quem buscou produtos de marcas conhecidas teve de ter paciência. Tablets e smartphones, na lista das mercadorias mais cobiçadas, só foram ofertados com descontos significativos em liquidações relâmpagos. Nesse caso, o número de unidades disponíveis era limitado, de 10 a 14, e cada pessoa só podia levar um produto.

Pela manhã, um lote com iPads entrou em promoção por US$ 290 (tablet de 16 GB) e US$ 530 (32 GB, com wi-fi). Os produtos com maior percentual de desconto eram perfumes, tablets de marcas genéricas, pen drives, bebidas, acessórios para celulares, computadores e câmeras.

Marcos Fogaça, gerente de um estabelecimento que aderiu à promoção, disse que, em três horas, cerca de 2 mil pessoas passaram pela loja. "Nosso objetivo é fazer as pessoas aderirem ao Black Friday para criarmos um feriado de compras em épocas de baixas vendas", diz. Cerca de 840 das 4,3 mil lojas de Ciudad del Este participam da megaliquidação, que vai até domingo.

Insatisfação

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A movimentação animou os comerciantes, mas nem todos os consumidores. Muitas pessoas reclamavam que os produtos com descontos que valiam a pena eram poucos, alguns recondicionados. Quem estava com expectativa de adquirir artigos de informática com mais de 50% de desconto deixou Ciudad del Este frustrado. "Os produtos em promoção são aqueles que não têm saída nas lojas", diz Nandy Alava, 30 anos, de Foz.

Mas alguns aprovaram a iniciativa. A turista carioca Glória Guariento, 52 anos, deixou o Rio de Janeiro só para aproveitar a Black Friday no Paraguai. Ela conseguiu comprar games por US$ 60 e tablets de marca genérica por US$ 87. "Valeu a pena", diz.