| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A Black Friday será apenas no dia 25 de novembro, mas varejistas de dentro e de fora da internet já deram início a ações e promoções para divulgar a data. Tradicional nos Estados Unidos, a sexta-feira após o dia de Ação de Graças foi importada para o Brasil há cinco anos pelo comércio on-line e hoje representa o evento mais importante em vendas no segmento, ultrapassando até mesmo o Natal.

CARREGANDO :)

Veja dicas para aproveitar bem a Black Friday

Conforme o site blackfriday.com.br, a previsão é que a data movimente neste ano R$ 2 bilhões, volume 34% maior que em 2015, e ultrapasse os quatro milhões de pedidos. O valor médio das compras deve ficar acima de R$ 500, uma alta próxima de 5%.

Publicidade

Para não perder a oportunidade, o varejo físico incorporou a data ao seu calendário oficial. No Centro de Curitiba, lojas de calçados e de cosméticos estendem faixas com promoções que duram o mês inteiro, enquanto grandes redes trazem para as ruas algumas das ações realizadas também pela internet.

“Nós estamos fazendo em nossa loja promoções de eletros, que têm um valor mais alto e atraem os clientes, o que aumento o giro de outros produtos”, conta Joana Neves, gerente de uma loja de produtos de beleza na Rua XV de Novembro. Ela lembra que as promoções para a Black Friday já foram realizadas em outros anos e que contribuem para as vendas de novembro, mês encravado em outras duas datas importantes para o comércio: o Dia das Crianças e o Natal.

Valor agregado

De acordo com o diretor de planejamento e gestão da Fecomércio-PR, Rodrigo Rosalem, as lojas de departamento tiveram neste período do ano passado uma alta nas vendas de 9,48%. O resultado andou na contramão do varejo no estado, que caiu 2,44%. “Em geral, os consumidores enxergam oportunidades para adquirir alguns produtos em função das condições diferenciadas e da oportunidade de realizar um desejo que estava na gaveta, como trocar a tevê”, considera.

Publicidade

O diretor da Black Friday, Ricardo Bove, afirma que embora os produtos de maior valor agregado liderem as intenções de compras, que é encabeçada pelos celulares, televisores, notebooks e eletroeletrônicos, outros itens com tíquetes menores também apresentam alta no volume de vendas, como roupas e acessórios.

“As lojas de roupas vendem até 12 vezes mais nesta data do que em dias normais”, aponta. “Na Black Friday, as pessoas se programam com antecedência para fazer as principais compras, mas esses outros itens costumam ser adquiridos por impulso. Às vezes, a pessoa vê uma camiseta ou uma jaqueta com um bom preço e aproveita a oportunidade.”

R$ 60,5 milhões

A previsão para este ano é que Curitiba movimente R$ 60,5 milhões no evento deste ano. A estimativa é do site blackfriday.com.br. Em 2015, a capital registrou R$ 23 milhões em vendas, com pico de acessos nas primeiras horas da data. Os itens mais cobiçados são: celulares (17%), TVs (7%), notebooks (4%)e produtos de moda, eletroportáteis e eletrodomésticos(3%).

Veja um guia com as melhores práticas para aproveitar a Black Friday

  • Pesquise bem antes de comprar: Ao definir a prioridade e seguir a variação de preços, o consumidor tem maiores chances de fazer um bom negócio e ter certeza de que a oferta vale a pena. Uma maneira de saber isso é usar ferramentas de comparação de preços e acompanhar a variação ao longo dos meses.
  • Prefira as primeiras horas de promoção: Os consumidores que aproveitarem as primeiras horas da Black Friday tendem a garantir os produtos com os preços mais competitivos, já que os estoques são limitados e estão sujeitos a acabar conforme a demanda.
  • Mantenha o cadastro atualizado: A vantagem de ter o cadastro atualizado nos principais sites de e-commerce é que o cliente consegue fechar mais rápido a compra e evitar possíveis instabilidades nos sistemas devido à elevação do trafego e do volume de transações.
  • Compre em lojas confiáveis: Antes de adquirir um produto, esteja atento ao vendedor e se ele é confiável. Uma das formas de assegurar a compra é por meio dos selos de classificação das lojas, como o oferecido pelo Ebit, e a presença do https nos endereços, o que significa que a página é segura.
  • Prefira o cartão ao boleto: A compra no cartão de crédito ou de débito é considerada a forma mais segura de compra pelos especialistas. Isso porque, em caso de fraudes neste período, os consumidores que sejam afetados podem solicitar o ressarcimento, o que não é possível com o boleto.
Publicidade