Em quatro dias de megaliquidação, o comércio de importados de Ciudad del Este, no Paraguai, comercializou cerca de US$ 260 milhões, o dobro do estimado pelos organizadores da primeira edição da Black Friday a chamada "Sexta-feira Negra" inspirada na superpromoção que acontece toda primeira sexta-feira após o tradicional Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos e o equivalente ao movimento de um mês. Realizada entre os dias 10 e 13, a iniciativa envolveu mais de 840 lojas e descontos de até 70% em milhares de mercadorias.
Nem o dólar comercializado a R$ 2,05 afastou os compradores. Calcula-se que, por dia, em média, entre 70 mil e 80 mil pessoas circularam pelas ruas e lojas de Ciudad del Este, movimento semelhante somente ao registrado nas décadas de 1980 e 1990.
"A presença dos paraguaios aproveitando as ofertas chamou a atenção. A divulgação nas redes sociais funcionou. Somos um país pequeno, mas com muitas pessoas conectadas. As informações circulam rápido", observou um dos idealizadores, o empresário Juan Ramirez.
O sucesso da proposta de atrair consumidores e de aumentar as vendas abriu espaço para novos planos. "Agora é hora de avaliar os erros e acertos, ver onde podemos melhorar, corrigir as falhas e procurar novos parceiros. A ideia é tornar este um evento fixo no calendário da região", comentou ao adiantar a ideia de envolver também o comércio de Foz do Iguaçu e de Puerto Iguaçu, na Argentina, na já batizada Black Friday Cataratas, entre 29 de novembro e 6 de dezembro. Em Assunção, capital paraguaia, a megaliquidação acontecerá entre os dias 15 e 17 de agosto.
Sobre as críticas de alguns consumidores que se disseram decepcionados com as ofertas e a qualidade dos produtos, Ramirez lembrou que as liquidações têm como objetivo limpar os estoques e com isso liberar espaço para os produtos novos que chegam. "O normal é liquidar o que está com pouca saída e incluir na promoção algumas novidades para atrair os clientes. Pelos números, muitos voltaram para casa satisfeitos e já querendo saber quando será a próxima edição."
Entre os itens com maior saída, os produtos de informática e os eletrônicos somaram quase 35% das vendas, com os televisores no topo da lista dos mais procurados, seguidos de perfumes, bebidas e roupas. A média de vendas diária chegou a US$ 65 milhões. Ainda segundo os organizadores, cerca de 80% das compras foram pagas com cartões de crédito ou débito. O balanço oficial deve ser divulgado na próxima quarta-feira.
Na volta para o Brasil, o movimento para declarar as mercadorias na aduana da Ponte da Amizade não chegou a provocar grandes filas ou longas esperas, como nos feriados. Até o final da tarde desta segunda-feira (15) a delegacia da Receita Federal, em Foz do Iguaçu, não havia divulgado o balanço do reforço na fiscalização e do controle sobre a importação das mercadorias adquiridas no país vizinho.
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