Dicas de segurança na Black Friday:
O Procon-SP divulgou em seu site um guia com dicas de segurança aos consumidores. Confira algumas delas:
- Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;
- Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;
- Nunca realize transações online em lanhouses, cybercafés ou computadores públicos, pois estes podem não estar adequadamente protegidos;
- Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço e canais de contato). Caso ocorra algum problema, localizar a empresa será fundamental para a solução. Se o fornecedor não possuir essas informações, escolha outro;
- Evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular.
Fonte: Fundação Procon SP.
Confira outras dicas no site do Procon de São Paulo.
Até o fim da tarde desta sexta-feira (29), mais de 2,1 mil reclamações de consumidores contra falsas promoções da Black Friday foram registradas no Reclame Aqui, site especializado em reclamações dos consumidores. A página criou uma seção destinada apenas ao relato de problemas relacionados às promoções dessa sexta, inspirada na famosa sexta-feira negra nos Estados Unidos, onde grandes lojas promovem liquidações. Em pouco mais de 12 horas do início oficial da Black Friday - por volta das 11h30 - já havia aproximadamente 1,3 mil reclamações relativas a falsos descontos.
Por outro lado, a 4ª edição brasileira da "Black Friday" faturou R$ 174 milhões nas primeiras 12 horas do evento, de acordo com dados do Busca Descontos, organizador oficial do evento. Ainda, os consumidores já realizaram 410 mil pedidos de compra pela internet, gastando, em média, R$ 425.No portal da "Black Friday" os itens mais procurados foram: telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, informática e games.
No ranking das empresas mais criticadas - atualizado em tempo real pelo Reclame Aqui - o site do Extra era líder com 407 reclamações e 466 chamadas no chat do RA até as 17h50. Segundo informações do Reclame Aqui, a empresa foi a mais reclamada durante toda a madrugada. Nesse mesmo horário a loja virtual do Ponto Frio estava em segundo lugar com 303 reclamações e 404 chamadas no chat, seguida pelas Casas Bahia, com 207 reclamações e 869 chamadas.
No fim da manhã, a terceira empresa mais criticada era as Casas Bahia, que no fim da tarde estava na quinta colocação com 137 reclamações e 175 chamadas. A empresa era antecedida pelas Lojas Americanas, com 188 reclamações e 856 chamadas.
Na sequência, apareciam WalMart (99 reclamações), Centauro Loja Virtual (97 reclamações), Saraiva (78 reclamações), Magazine Luiza (55 reclamações) e Fast Shop (48 reclamações).
É possível conferir o ranking completo no site http://www.reclameaqui.com.br/blackfriday/ranking/
Queixas
No site Reclame Aqui, a principal queixa dos consumidores é a de falsos descontos, quando as empresas elevam os preços dos produtos vendidos e depois aplicam os porcentuais, mantendo praticamente o mesmo valor do produto. Muitos consumidores dizem ter acompanhado os preços nos sites dos grandes varejistas nas semanas que antecederam a Black Friday e afirmam que eles subiram ao invés de baixar. O desconto, neste caso, seria nulo.
A crítica dos consumidores a essa prática acabou popularizando a frase "Tudo pela metade do dobro", que caracterizaria a Black Friday brasileira em oposição à liquidação pioneira que acontece nos Estados Unidos.
Outros relatos dizem que o preço aumenta quando o produto é adicionado ao carrinho de compras e também há inúmeras reclamações de panes técnicas nos sites das lojas, que não comportam o elevado número de acessos.
No entanto, o site do RA também tinha comentários positivos de consumidores que conseguiram realizar as compras sem problemas e que relataram preços realmente satisfatórios.
Descontos
O desconto médio no preço de produtos e serviços das lojas publicados no site do evento é de 20%. As informações são de uma análise feita pela Sieve -empresa especializada em inteligência de precificação no e-commerce- que comparou a média histórica de preços nos últimos 90 dias com os preços das lojas disponíveis no site à 1h desta sexta.
As categorias que tiveram os maiores descontos foram: papelaria; moda e acessórios; e casa e decoração.
Lojas físicas
Muitas lojas físicas, principalmente as grandes redes, também aderiram às promoções que começou na internet. Na manhã desta sexta-feira (29), algumas lojas do centro de Curitiba registravam movimento bem acima do observado em dias normais, porém, sem filas. A maior procura dos consumidores era por eletrodomésticos e eletrônicos.
Procon
O Procon Paraná deve divulgar um balanço das reclamações feitas no estado no fim da tarde desta sexta-feira. O Procon de São Paulo informou na manhã desta sexta-feira (29), por volta das 10 horas, que ainda não tinha um balanço sobre reclamações nas promoções da Black Friday. A entidade também deve divulgar essas informações no fim da tarde.
Black Friday em um centro de distribuição
A Gazeta do Povo acompanhou a movimentação no centro de distribuição do Walmart em Barueri, na Grande São Paulo. Ao todo 864 funcionários vão trabalhar até segunda-feira em regime de plantão para atender a demanda das compras feitas no site Walmart.com. durante as 100 horas Cyber Monday, que vai até a próxima segunda-feira.
Embora uma grande ação tenha sido montada para monitorar as compras e organizar a entrega das mercadorias, a movimentação no centro de distribuição do Walmart é tranquila. Os caminhões são carregados ao longo da madrugada e saem logo cedo para fazer as entregas. A previsão é que 90% das compras sejam entregues feitas no Walmart.com sejam entregues em até sete dias.
A maior expectativa dos funcionários e gestores do centro é em relação à capacidade técnica do site, que precisa suportar um número recorde de acessos durante a promoção. Responsável por 10% de todos os pedidos, o centro de Barueri é um dos quatro centros de distribuição do Walmart no Brasil, três deles em São Paulo e um em Minas Gerais.
O jornalista João Pedro Schonarth viajou a convite do Walmart.com.
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