A Petrobras ganhou um acionista relevante após a união entre a gestora de ativos BlackRock e a Barclays Global Investors, ocorrida em 1o de dezembro.
Com a união, a participação da BlackRock na Petrobras alcançou cerca de 6,16 por cento do capital preferencial da estatal petrolífera.
"As participações societárias detidas pela BlackRock alcançaram de forma agregada 98.489.963 ações preferenciais e 64.776.037 American Depositary Receipts (ADRs) equivalentes a ações preferenciais emitidas pela Petrobras", informou a empresa em comunicado nesta terça-feira.
Segundo a estatal, o objetivo da participação societária da BlackRock na empresa é estritamente de investimento, "não objetivando alteração do controle acionário ou da estrutura administrativa da Petrobras".
A Petrobras é controlada pelo governo brasileiro, que detém 40 por cento do capital total, e está preparando uma capitalização na qual espera cerca de 10 bilhões de dólares por parte dos acionistas minoritários. A operação está prevista para o primeiro semestre de 2010.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast