A fabricante alemã de automóveis BMW iniciou nesta quarta-feira (29) a exportação de veículos pelo Porto de Paranaguá. Foram embarcados 200 automóveis do utilitário X1 produzidos em Araquari, em Santa Catarina, com destino aos Estados Unidos. A remessa é a primeira de um total de 10 mil unidades previstas que serão enviadas até o começo do próximo ano.
As unidades do modelo X1 são produzidas em Araquari e transportadas por cegonheiras até o Porto de Paranaguá, que fica cerca de 200 quilômetros de distância da fábrica. Do porto, são enviadas para o destino final, os Estados Unidos.
A primeira remessa, que começou a ser embarcada nesta quarta, é de 200 veículos. O navio Isolde, de bandeira sueca, veio do Porto de Vitória e encostou no Porto de Paranaguá às 12h para iniciar a operação. A partir de julho, a marca deve exportar cerca de 1,5 mil veículos por mês aos EUA partindo de Paranaguá.
Segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), o porto paranaense foi escolhido por ter experiência na operação desse tipo de carga.
“Todas as exigências do fabricante foram atendidas, como a colocação de rampas especiais para o embarque dos automóveis”, afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast