O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 307,4 milhões à Hyundai Motor Brasil, montadora de automóveis sul-coreana, para a implantação da sua primeira unidade industrial no Brasil, instalada em Piracicaba, no estado de São Paulo. A conclusão das obras da fábrica, instalação e teste de equipamentos está prevista para março, e a produção de veículos deve começar no final deste ano, segundo divulgou o BNDES.
Na fábrica, serão produzidos veículos de passeio. Segundo o banco de fomento, a produção estimada da planta da montadora é de 150 mil unidades por ano.
Serão fabricados veículos desenvolvidos para o mercado brasileiro, e cerca de 2 mil empregos diretos devem ser criados a partir do primeiro ano de produção. A empresa estima que outros 3 mil empregos sejam gerados em fornecedores, e outros empregos devem ser gerados posteriormente, com o desenvolvimento de novos parceiros na região da fábrica.
A montadora sul-coreana já distribui veículos no país por meio de seu representante, a Caoa, e havia ficado de fora do aumento de 30 pontos percentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), anunciado em setembro do ano passado, para carros importados.