O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 307,4 milhões à Hyundai Motor Brasil, montadora de automóveis sul-coreana, para a implantação da sua primeira unidade industrial no Brasil, instalada em Piracicaba, no estado de São Paulo. A conclusão das obras da fábrica, instalação e teste de equipamentos está prevista para março, e a produção de veículos deve começar no final deste ano, segundo divulgou o BNDES.
Na fábrica, serão produzidos veículos de passeio. Segundo o banco de fomento, a produção estimada da planta da montadora é de 150 mil unidades por ano.
Serão fabricados veículos desenvolvidos para o mercado brasileiro, e cerca de 2 mil empregos diretos devem ser criados a partir do primeiro ano de produção. A empresa estima que outros 3 mil empregos sejam gerados em fornecedores, e outros empregos devem ser gerados posteriormente, com o desenvolvimento de novos parceiros na região da fábrica.
A montadora sul-coreana já distribui veículos no país por meio de seu representante, a Caoa, e havia ficado de fora do aumento de 30 pontos percentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), anunciado em setembro do ano passado, para carros importados.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast