O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) poderá ampliar o limite de financiamento às montadoras para minimizar o impacto do câmbio nas exportações. Essa alternativa, considerada "plenamente possível" pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, foi discutida ontem em reunião de ministros com o setor, no Palácio do Planalto.

CARREGANDO :)

O ministro explicou que o banco tem hoje um limite de financiamento de 30% das exportações e que esse limite poderia ser elevado a 40% ou 50%. Marinho afirmou que, do ponto de vista do BNDES, poderia ser um bom negócio aumentar o volume de crédito.

Seguindo o discurso da área econômica do governo, o ministro descartou a possibilidade de alteração da política de câmbio flutuante, pois não haveria no momento, segundo ele, "uma saída mais eficiente para o câmbio".

Publicidade

O dólar tem sido negociado abaixo de R$ 2,10 nos últimos dias. Ele reconheceu que o câmbio atual está chegando a um "patamar perigoso", mas disse que não há ‘muito milagre a se fazer’ sobre o assunto.