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Boa organização facilita seleção

O leitor Renato Diniz de Magalhães enviou seu currículo para o Profissão e Trabalho para que fosse analisado por um especialista em Recursos Humanos. A consultora que avaliou o documento foi Ângela Busse, da empresa First Hand. Segundo ela, a formatação do currículo do Renato deveria ser alterada e algumas informações deveriam ser incluídas, no sentido de facilitar o trabalho do recrutado, e com isso aumentar as chances do candidato.

Normalmente o currículo começa pelos dados pessoais como nome (mas não precisa pôr a palavra "nome"), endereço completo com rua, número, bairro, CEP (sem precisar identificar, pois é de entendimento imediato), telefone (pelo menos um fixo e um celular e que sempre tenha alguém que atenda) e e-mail.

Além disso, segundo orientação da consultora, pode-se colocar ali, ou em outro campo, mais informações pessoais como nacionalidade, data de nascimento ou idade, estado civil e número de filhos. Estes dados faltaram no currículo do Renato. "Depois deve vir o campo dos objetivos ou áreas de interesse. Ele colocou-o no final, que não é o local adequado."

Concluindo, Ângela diz que o leitor tem um bom currículo, só que não devidamente formatado. "Sugerimos ao Renato que, por ele ser jovem e com boa bagagem profissional, deve continuar buscando conhecimento e aperfeiçoamento. Siga seus estudos, fazendo uma pós-graduação, que suas chances no mercado de trabalho tenderão a aumentar", opina a consultora.

Serviço: Envie suas dúvidas, sugestões ou currículo para ser analisado para o e-mail p&t@gazetadopovo.com.br. First Hand – (41) 3264-2406 – www.firsthand.com.br.

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