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'Boas práticas' incentivam turismo em destinos brasileiros

O Ministério do Turismo vai divulgar no dia 16 um relatório que lista boas práticas realizadas em diversas cidades brasileiras que incentivam o turismo.

O projeto, realizado em parceria com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas, é resultado do Índice de Competitividade do Turismo Nacional e visa compartilhar experiências que deram certo com demais localidades.

Uma das práticas destacada pelo relatório foi um projeto em Fernando de Noronha para atrair turistas nos meses de baixa temporada.

A iniciativa conta com o apoio de diversas organizações e oferece descontos de até 30% em pacotes de viagens e serviços turísticos de abril a junho. Cerca de 80 empresas locais aderiram ao projeto.

O 'Programa Turismo Acessível Pernambuco Sem Barreiras' em Ipojuca também aparece como uma boa prática do turismo. O objetivo do projeto é garantir acessibilidade ao mar para pessoas com deficiência. Para isso, conta com esteiras, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais para auxiliar o banho assistido.

Outras quatro praias de Pernambuco contam com estruturas similares: praia do Sudeste (Fernando de Noronha), praia da Boa Viagem (Recife) e praia do Bairro Novo (Olinda).

Em Tiradentes, cerca de vinte empresários ligados ao turismo da cidade criaram o 'Tiradentes Mais', em 2012, para divulgar o destino em revistas, sites e redes sociais. Segundo integrantes do grupo, a iniciativa promoveu um aumento de 50% do faturamento bruto da cidade.

Outra iniciativa destacada pelo Ministério do Turismo é foi a criação do 'Disque 100' durante o Carnaval em Porto Seguro.

O canal de denúncia visa informar e mobilizar os turistas sobre o crime de exploração sexual de crianças e adolescentes. Para divulgar o projeto e facilitar a memorização do número, foi feita uma paródia com a letra de uma música popular.

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