• Carregando...

O governo da Grécia negou ontem a existência de qualquer plano de declaração de default neste fim de semana. Uma fonte no Ministério das Finanças da Grécia desqualificou os rumores que circulam no mercado como "lixo". Na manhã de ontem, o blog especializado em finanças Zero Hedge publicou que havia rumores no mercado indicando que a Grécia teria planos de anunciar o calote de sua dívida em algum momento no sábado ou no domingo.

Assim que surgiu o boato sobre o calote, outro rumor começou a ser divulgado: o de que o governo da Alemanha estaria preparando um plano com o objetivo de proteger os bancos do país na eventualidade de um default da dívida da Grécia, segundo a Bloomberg TV, citando três fontes na coalizão alemã de governo.

O plano em discussão envolveria medidas destinadas a ajudar as instituições financeiras a enfrentar uma possível perda de 50% nos títulos da dívida grega se a próxima parcela do resgate financeiro a Atenas não for liberada. Antes de tomar uma decisão, autoridades alemãs aguardariam as conclusões de um relatório sobre o andamento da implementação das medidas exigidas da Grécia em troca da ajuda, disse uma fonte no governo.

No entanto, Johannes Blankenheim, porta-voz do Ministério das Finanças, negou os rumores. "A questão de um plano B não está sendo discutida no momento", declarou. "Nós estamos trabalhando com base nas decisões de 21 de julho e estamos confiantes em que podemos passar essas decisões e o plano A pelo Parlamento e, portanto, ter sucesso", acrescentou o porta-voz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]