Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Nova aeronave

Avião Boeing 777X realiza voo inaugural: assista vídeo da decolagem

Avião Boeing 777X
Avião Boeing 777X é uma atualização do modelo 777. Aeronave voará com a companhia Emirates. (Foto: Reprodução Twitter)

Ouça este conteúdo

A nova aeronave Boeing 777X realizou seu voo inaugural neste sábado (25). A decolagem ocorre após as reformas esperadas na forma como os reguladores aprovam aeronaves, após dois acidentes fatais envolvendo os aviões 737 MAX. O avião Boeing 777X decolou do aeroporto de Everett, no estado de Washington, com destino à unidade da Boeing em Seattle, no mesmo estado.

O 777X é uma atualização do modelo 777, que começou a voar em 1995. A saída da nova aeronave foi adiada por duas vezes devido ao mal tempo nos últimos dois dias.

Assista: confira o vídeo do voo inaugural do Boeing 777X

O início de serviço da nova aeronave foi atrasado em relação ao cronograma inicial, devido a problemas técnicos, e agora possivelmente começará a realizar voos comerciais durante um período de desaceleração dos pedidos de aeronaves maiores, que já obrigou a Boeing a reduzir o ritmo de produção.

Avião voará pela Emirates Airline

O primeiro cliente do novo avião Boeing 777x é a Emirates Airline, com sede em Dubai. A companhia irá receber o primeiro modelo até 2021. O atraso na entrega ocorreu após problemas com os novos motores GE9X fabricados pela General Electric. O avião possui dois corredores e pode acomodar mais de 400 passageiros.

O prazo de entrega da nova aeronave depende ainda de como os reguladores avançam com a certificação do Boeing 777X, que está sendo examinado - como o 737 MAX -, como derivado de um projeto existente e não de uma aeronave totalmente nova.

Executivo-chefe da Boeing, David Calhoun disse nesta semana que a certificação deve mudar para todos os novos aviões, em meio à revisão em andamento do MAX. "O processo de certificação é novo e será aplicado a todos os próximos aviões, por isso temos muito o que fazer em torno do 777X, para garantir que possamos atender uma revisão e investigação realmente completas" disse.

A incerteza sobre quando o 777X entrará em serviço coincide com um menor ritmo de entrada de novos pedidos. A Boeing tem pedidos firmes para 309 dos jatos, provenientes de nove clientes, 200 deles de companhias do Oriente Médio: Emirates, Qatar Airways e Etihad Airways.

A produção dos atuais 777 já foi reduzida para cerca de 3,5 por mês e pode ser reduzida ainda mais, à medida que a Boeing trabalha com a certificação 777X. A Boeing também está considerando um corte na produção mensal de sua aeronave de menor porte 787, de 12 para 14.

Assista ao voo inaugural do avião Boeing 777X

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

+ Na Gazeta

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.