A americana Boeing anunciou nesta quinta-feira (8) que estabeleceu dois novos recordes mundiais, de velocidade e distância, com seu novo aparelho de longa distância 787.
O sexto avião utilizado pela Boeing para os testes de voo do modelo 787 decolou da sede da Boeing em Seattle em direção à Dhaka, em Bangladesh, às 11H02 local e percorreu 19.835 km, um recorde para aparelhos da categoria entre 200 e 250 toneladas.
O recorde precedente pertencia ao Airbus A330, que voou 16.903 km em 2002.
"Após uma escala de duas horas para abastecimento de combustível em Dhaka, o avião regressou a Seattle, realizando um voo de 18.027 km, e pousou às 05H29 do dia 8 de dezembro, estabelecendo um novo recorde de velocidade mundial (para o leste), com um tempo total de viagem de 42 horas e 27 minutos", destacou a Boeing.
"A capacidade de velocidade e de distância são fundamentais para o preço de mercado do 787", disse Scott Fancher, um dos dirigentes do programa.
"Boeing já detinha os recordes mundiais de voo mais longo em cinco categorias de peso" para aviões comerciais e militares.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast