Em dinheiro ou com celular? A operadora de telefonia celular TIM está testando uma solução de pagamento de contas via celular na cidade de Maringá. Funciona da seguinte maneira: o cliente faz compras em uma loja e pede para realizar o pagamento pelo telefone. O estabelecimento, então, entra em contato por meio eletrônico com a operadora de cartões de crédito Cabal (parceira nos testes) que, por sua vez, encaminha uma confirmação ao celular do consumidor. Basta dar o OK na telinha do aparelho e pimba! a conta virá na fatura mensal do cartão.
M-commerceO projeto, solicitado pela Associação Comercial de Maringá, não é novidade nos países desenvolvidos. Grandes bandeiras como Visa e MasterCard, aliás, estão de olho nas principais telefônicas do Brasil a fim de estabelecer soluções de m-commerce (ou comércio móvel, como já foi batizada a novidade).
Datas, pra que te quero!Cada vez mais popular, o telefone celular só perdeu espaço para o chocolate da Páscoa nas últimas datas festivas em que foi obrigatório presentear. Nos últimos Natal e Dia das Mães, a venda de celulares foi a mais expressiva entre os eletroeletrônicos. Para o Dia dos Namorados, véspera do primeiro jogo do Brasil, a previsão é de que o telefone móvel agora com versões em rosa romântico continue desbancando câmera digital e aparelhos de televisão. A previsão é do presidente da Associação dos Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun, que conta com um crescimento de 5% nas vendas e de 10% no movimento do público, em relação ao mesmo período do ano passado.
Franquias profissionaisUma nova equipe de representantes comerciais está sendo contratada pela rede paranaense Mabu Hotéis & Resorts especialmente para ampliar os negócios de suas franquias. Os quatro novos profissionais vão atuar em Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo cidades em que a rede já tem parceiros com a sua marca, porém com administração independente. O modelo é hoje a principal aposta do grupo para expandir sua atuação além das terras paranaenses.
Rumo ao Nordeste O sistema de franquias, adotado pelo Mabu desde março do ano passado, era até então inédito no ramo hoteleiro, em que é comum que as bandeiras, ao estamparem sua marca, assumam toda a gestão do empreendimento. Segundo a direção da rede, o modelo vem funcionando com sucesso em hotéis de Maringá, Florianópolis, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Caxias do Sul e Itatiba. O planejamento da rede é continuar a expansão do sistema de franquias para os outros estados do Sudeste e das regiões Nordeste e Centro-Oeste.
Volvo Buses abastece Bogotá A Volvo do Brasil é a fornecedora de mais de 50% da frota de ônibus articulados que roda no sistema organizado de transporte coletivo da capital da Colômbia, Bogotá, quarta cidade mais populosa da América do Sul, com 7,5 milhões de habitantes na região metropolitana. O Transmilenio está recebendo mais 118 ônibus articulados Volvo, que se somarão aos 432 chassis da marca que já circulam no país. Os ônibus B12M serão enviados na forma de kits CKD da fábrica de Curitiba. A produção começa nos próximos dias e a entrega a partir do Brasil será feita em lotes, até outubro. Em 2003, cerca de 350 mil pessoas usavam o Transmilenio. Hoje, o número chega perto de 1 milhão de passageiros por dia.
Uma nova SavanaUma das concessionárias mais tradicionais do Paraná, fundada em 1965 pelo grupo paranaense Casagrande, a Savana trocou de mãos e será reestruturada. Líder em transportes no Espírito Santo, o grupo empresarial Águia Branca pretende aumentar a participação de mercado dos caminhões, ônibus e utilitários da marca Mercedes-Benz. "Vamos adequar o nível dos preços para conseguir mais competitividade", conta o novo diretor comercial da empresa, Marcelo Tinti. O esforço inclui o aumento do quadro de funcionários. A Savana é a 15.ª concessionária adquirida pelo Águia Branca, que faturou cerca de R$ 1 bilhão no ano passado.
Os queridinhos do turista Mesmo com dólar baixo, Buenos Aires e Santiago do Chile ainda são os principais destinos internacionais dos brasileiros, que consumiram avidamente os pacotes para o feriado de Corpus Christi, no próximo dia 15. Dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR) indicam um aumento de 20% nas vendas em relação a 2005, mas também mostram o quanto o turista é conservador em suas escolhas. Para as viagens domésticas, o brasileiro segue firme com Salvador, Maceió, Rio de Janeiro e Serras Gaúchas. E Foz do Iguaçu reina sozinha entre os destinos paranaenses. Segundo Celso Tesser, vice-presidente da Abav-PR, quem ainda não comprou sua viagem, perdeu as promoções e vai pagar 30% mais caro.