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Escuderia Ferrari exibe a marca Case IHA Case IH, líder mundial no setor de equipamentos agrícolas, está nas pistas de Fórmula 1. A escuderia Ferrari decidiu compartilhar o brilho dos refletores do campeonato mundial nos dois grandes prêmios que ocorrem na América do Norte. A primeira exposição foi na prova de Montreal, no Canadá, dia 25 de junho. A segunda corrida é hoje, em Indianápolis, nos Estados Unidos. É a primeira vez que a Fiat, maior acionista da Ferrari, permite a substituição do seu logotipo nos carros de Fórmula. A Case IH – que fabrica tratores e colheitadeiras na fábrica de Curitiba — também faz parte do Grupo Fiat. A equipe de Fórmula 1 da Ferrari é liderada por Michael Schumacher, sete vezes campeão mundial, e pelo brasileiro Felipe Massa.

Contra a gripe aviária e outros malesA indústria paranaense Filtrax, com sede em Curitiba, está pesquisando o mercado para importar um equipamento de purificação de ar inédito no país. Trata-se de uma máscara acoplada a um aspirador que filtra gases nocivos à saúde. A máscara, de tecnologia da italiana BLS, é de silicone anti-alérgico e se acopla perfeitamente ao rosto do usuário. "Conhecemos o produto por causa da gripe aviária e descobrimos que o governo francês tem 80 milhões de unidades em estoque", conta Aírton Cavalli, sócio-gerente da Filtrax. Além da proteção contra a doença, que ameaça se tornar uma pandemia, a máscara é útil para quem realiza trabalhos em ambientes confinados e repletos de gases tóxicos, como a rede de esgotos ou a caixa d’água de um grande edifício. A autonomia do equipamento é de quatro horas.

Mais tecnologia na ArenaO Clube Atlético Paranaense, que se orgulha de ter o estádio mais moderno da América Latina, investe forte em tecnologia. Está em fase de implantação a parceria entre o clube e a IFS Applications, que vai fornecer um moderno software de gestão empresarial, com o sistema Enterprise Resource Planning (ERP). O valor não foi divulgado, mas a implantação de um sistema ERP custa entre R$ 300 mil e R$ 500 mil, segundo fontes do mercado. A grande vantagem é a integração de todas as áreas da empresa. Uma compra, por exemplo, pode ser feita online, por qualquer departamento, eliminando a burocracia de troca de e-mails e aprovações, explica o gerente de TI do Atlético, Marcelo Hoerner. O objetivo do clube é profissionalizar a gestão e se posicionar de forma mais competitiva no mercado internacional.

Mais torcedores Outra vantagem do sistema ERP, que demora cerca de quatro meses para ser implantado, é o módulo de relacionamento com o cliente, que permite a segmentação da base de dados por qualquer critério. Com isso, o Clube pode planejar melhor suas ações de marketing. O software permite ainda que a empresa avalie a eficácia de suas campanhas. Antes disso, é lógico, o Atlético terá que cadastrar, por meio do site e de promoções, o maior número possível de torcedores.

O negócio das limusinesO negócio do aluguel de limusines é limitado pela oferta. Originais mesmo – aquelas "esticadas" com autorização dos fabricantes – são apenas 25. Em Curitiba não há mais do que cinco carros, nem todos com certificado de autenticidade. E nem só as noivas fazem questão do luxo de uma limusine. Para o baile de gala que encerrou o encontro de cinco mil vendedores de fitoterápicos Herbalife em Curitiba, um carro veio especialmente de São Paulo ao custo de R$ 1 mil. O fornecedor Edésio Mandelli contratou um guincho de plataforma para o transporte, porque não confia nas estradas brasileiras para colocar seus Cadillacs modificados de duas toneladas. Quem quiser investir nesse mercado e importar um carro dos Estados Unidos vai precisar de, no mínimo, R$ 260 mil.

Falta casa para estrangeirosOs proprietários de imóveis de alto padrão para locação na capital devem ficar de olho no mês de julho. É quando estrangeiros de multinacionais procuram um canto para ficar na cidade. A imobiliária Imóveis Exclusivos, que atende empresas como Renault, Esso e Sadia, está à procura de apartamentos e casas cujos aluguéis mensais variem de R$ 3 mil a R$ 6 mil, mais taxas. "Se alguém quer locar, o momento é agora. A vantagem é que o estrangeiro representa tranqüilidade ao proprietário, porque tem outra cultura. Ele pensa em detalhes que o brasileiro nem liga, como tapar as frestas das janelas e do assoalho para pôr calefação", diz a diretora da empresa, Sandra Weiss. Os estrangeiros são exigentes, fazem cerca de 15 visitas até se decidir. Isso tudo para passar uns dois anos no Brasil.

Proibido para maiores de 30Chegou ao Paraná o toque de celular que pessoas com mais de 30 anos não escutam. Lançado no estado pela Claro, o "Mosquitone", como foi batizado, é emitido em uma freqüência de 17 quilohertz, facilmente perceptível por adolescentes, mas que não sensibiliza o ouvido da maioria dos adultos. Na semana passada, a Telemig lançou o mesmo toque em alguns estados do país, mas com o nome de "Zumbitone".

Para burlar a autoridadeA tecnologia explora a diminuição na capacidade de ouvir sons mais agudos que atinge as pessoas à medida que elas envelhecem. Quem já ouviu diz que o som parece o de um mosquito, daí o nome dado pela Claro. A novidade foi concebida na Europa, onde virou mania entre os jovens, que agora conseguem trocar mensagens mesmo em lugares onde seriam reprimidos pela autoridade dos mais velhos, como em sala de aula. O toque de celular pode ser baixado no site www.claroideias.com.br.

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