Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notas

Boletim

Ele fez bonito

O repórter Flávio Miranda, da Gazeta do Povo, desbancou concorrentes dos "jornalões" nacionais, como Zero Hora, Folha de São Paulo e Globo. O jornalista conquistou esta semana, de uma só vez, dois prêmios com trabalhos publicados no caderno de Imóveis. O segundo lugar no Prêmio Agência Brasil de Segurança (ABS) foi obtido com uma série de quatro reportagens sobre prevenção de incêndio e rotas de fuga. O outro prêmio foi da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), que lhe valeu menção honrosa pelo conjunto de reportagens sobre venda de imóveis alienados, contrato de locação e compra de imóveis em leilão.

Sangue novo

Esta não é a primeira vez que o repórter, de 29 anos, é premiado. Quando estudava jornalismo, conquistou um primeiro e um segundo lugar no Prêmio Sangue Novo, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná. Atualmente Flávio Miranda trabalha no caderno de Esportes da Gazeta do Povo.

YouTube positivista

O produtor Alexandre Benatto, da curitibana Audiopar Multimídia, pôs em prática aquilo que uma infinidade de empresários sonhou em fazer neste ano: usar o modelo do portal YouTube como ferramenta de marketing corporativo. Em parceria com o grupo educacional Positivo e com a desenvolvedora de serviços online On Solutions, ele bolou o Positube (www.positube.com.br). Ali, os alunos do curso pré-vestibular publicam seus vídeos, participam de concursos e concorrem a prêmios.

Mais vinho em Londrina

A importadora de vinhos curitibana Vino! partiu para a expansão com a abertura da primeira loja em Londrina no próximo domingo, dia 10. A enoteca é um projeto dos empresários Raphael Zanette, Hussein Zraik e Isabela Freiberger, de Curitiba, juntamente com o empresário londrinense Fabiano de Oliveira, e exigiu investimento de R$ 600 mil. Com projeto da arquiteta Cláudia Pereira Victorelli, a loja tem área de 200 metros quadrados, em que se destaca um "wine bar", e traz um porftólio de mais de 1000 vinhos de 13 países. A empreitada segue a estratégia da Vino! de buscar parceiros nas cidades onde há um potencial mercado consumidor.Caravana em busca do visto

Quem quer fazer intercâmbio nos Estados Unidos precisa enfrentar a difícil tarefa de conseguir o visto de estudante, feito apenas no consulado em São Paulo para moradores do Paraná. Para facilitar a vida dos intercambistas, a World Study, de Curitiba, promove duas viagens por semana. A última caravana sai quarta-feira, dia 6. As passagens são pagas pelos intercambistas e o grupo sempre vai acompanhado de um representante da empresa que fornece todas as instruções. Informações pelo telefone (41) 3342-1222 ou no site www.worldstudy.com.br.

Inovar sem inventar

Inovar é palavra de ordem nas empresas que pretendem crescer ou pelo menos manter seus mercados, mas não exige necessariamente inventar. Quem avisa é o presidente da IBM no Brasil, Rogério Pereira, que proferiu palestra esta semana em Curitiba sobre a inovação como diferencial estratégico, em evento promovido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham). "O mercado exige que se inove em produtos, serviços, mercados, modelos de negócio, mas para isso não é necessário desenvolver algo inteiramente novo", sugere. Pereira exemplifica com o caso do IPod, que alavancou as vendas da Apple com uma nova maneira de usar tecnologia já existente. "Ele se destaca pelo design e funcionalidade, mas não é um produto inteiramente novo", diz.

Mais exemplos

Rogério Pereira cita um novo sistema de aluguel de filmes lançado nos Estados Unidos – e que já chegou a São Paulo – como exemplo de inovação em negócios. Como o principal problema eram os atrasos na devolução, agora o cliente paga por mês. "Com o pagamento da mensalidade, o cliente pode pegar quantos filmes quiser. Mas pega um filme de cada vez e precisa primeiro devolver o que pegou, para depois pegar outro", conta. A própria IBM é um exemplo de inovação: há dois anos, a fábrica de hardware no Brasil foi transformada em uma fábrica de serviços de tecnologia, como resposta às oportunidades de mercado.

Spedini na rua

A rede curitibana de comida italiana Spedini – que já serve suas especialidades para paladares paulistas e cariocas – escolheu a Praça Osório para abrir nesta semana seu primeiro restaurante de rua. E a loja abre com novidades, como acesso livre à internet sem fio. As máquinas de refrigerante também são franqueadas para o cliente que comprar o primeiro copo, modelo que estreou há poucos dias na cidade com a rede americana Burger King.Dezembro quente

A nova loja é parte da estratégia da Spedini para superar as vendas do fim do ano passado, quando as três unidades locais faturaram 37,95% a mais em dezembro do que em novembro. A julgar pelo faturamento acumulado de janeiro a outubro de 2006 – que cresceu 20,24%, em relação ao mesmo período do ano passado – a projeção deve se realizar. A rede espera faturar R$ 7,7 milhões em 2006.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.