• Carregando...

Os metalúrgicos também amam

Vida de metalúrgico não se resume a trabalho pesado, operação de grandes máquinas e convívio diário com faíscas de solda. As atividades do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) também não se limitam às lutas por melhores salários e condições de trabalho. Ontem, por exemplo, trabalhadores que freqüentam as aulas de inglês oferecidas pelo sindicato tiveram de exercitar sua sensibilidade e sua habilidade com as palavras. E no idioma de Shakespeare. Em concurso promovido na sede campestre do SMC, em São José dos Pinhais, os alunos tiveram de apresentar uma poesia em inglês (e sua versão em português), com um tema que passou longe do vocabulário convencional do trabalho: "amor".

Opet: pesquisar é o segredo

A Organização Paranaense de Ensino Técnico (Opet), com um histórico de 30 anos no Paraná, adotou a solução Comprador Light do Mercado Eletrônico (www.me.com.br), para reduzir custos com a aquisição de produtos de informática. A solução, especialmente desenvolvida para pequenas e médias empresas, levou a Opet a diminuir em 20% suas despesas de compras em relação a 2005. A empresa, cujo faturamento alcança R$ 10 milhões por ano, utiliza as funcionalidades de cotação eletrônica (comparação de preços pela internet), mapa comparativo para visualizar e definir a melhor proposta enviada pelos fornecedores e relatórios gerenciais, que possibilitam melhor planejamento das aquisições e gestão eficiente da área.

Sonhos de consumo

A área de informática do Wal-Mart registrou crescimento de mais de 70% este mês, se comparado a janeiro de 2006. Além dos microcomputadores, carros-chefes da seção, contribuíram para o aumento de vendas os notebooks e os monitores de LCD, que tiveram vendas quatro e seis vezes maior, respectivamente.

Motor a biodiesel

Os biocombustíveis, que há algum tempo influenciam os mercados agrícola e de veículos, começam a ter impacto também sobre outros setores. A Cia. Branco Motores, instalada em São José dos Pinhais, está lançando uma linha inteira de produtos que funcionam com o biodiesel mistura B2 – diesel com 2% de óleo vegetal, obtido a partir de soja, algodão, mamona e outros cultivos. A companhia foi uma das primeiras do país a lançar motores com a nova tecnologia, antecipando-se à norma que detemina que, em 2008, todo motor a diesel terá de ser apto a funcionar com a mistura B2. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas (Ladetel), da USP, coordenado por Miguel Dabdoub – que preside o Projeto Biodiesel Brasil.

Paranaense desde 1983

Ligada ao Grupo Branco, a companhia paranaense produz motores "estacionários", usados em equipamentos que não se locomovem. São fabricados 28 mil motores por ano, de aproximadamente 100 modelos diferentes, para geradores, motobombas, motocultivadores, cortadores de grama, motores de popa e outros. Fundado em 1936, em Santa Catarina, o grupo mudou-se em 1983 para São José dos Pinhais. Emprega 170 pessoas e prevê faturar R$ 50 milhões em 2007, com crescimento de 20% sobre o ano passado.

Novo dono, direção nova

Com venda formalizada no fim de janeiro por R$ 900 milhões mais o caixa da empresa, a Companhia Providência, maior fabricante de não-tecido do país, tem novo presidente. Ermínio Vicente de Freitas, ex-diretor do maior concorrente, a gaúcha Petropar, vai comandar a abertura de capital nos próximos meses ao lado do diretor financeiro Rubens Sardenberg, ex-Nossa Caixa. Ambos se reportam ao conselho de administração, composto pelos sócios adquirentes Fernando Borges e Cristiano Lauretti, do fundo AIG Capital; Antônio Kandir, do Governança&Gestão Investimentos; e executivos do terminal de portos Libra, Banco Espírito Santo e fundo Asas, proprietário da Gol Linhas Aéreas.

Investimento

A ampliação da fábrica paranaense, em São José dos Pinhais, depende da chegada da segunda máquina de não-tecidos, com a mais avançada tecnologia disponível, quando haverá contratações.

Tudo ao mesmo tempo

O paulistano Diego Massruhá escolheu Curitiba para investir R$ 700 mil no Santillana Vip, que se intitula "restaurante-lounge bar" e adota o modelo europeu de lazer com cultura, próximo dos negócios. O mesmo espaço vende tapas e a "clara" espanhola (chope misturado com refrigerante), é distribuidor da editora Moderna (do grupo espanhol Prisa) para o Paraná e Santa Catarina e tem auditório com 70 lugares para eventos comerciais. A aceitação deve inspirar passos mais largos: o modelo deve ser levado a outros bairros e até Florianópolis (SC). A diária para eventos custa R$ 300 a diária.

Atendimento VIP

Termina hoje a Nautica Fair 2007, feira de equipamentos náuticos que reuniu, desde terça-feira, mais de 70 expositores no Centro de Convenções de Florianópolis, em Santa Catarina. Com tantas empresas participantes — que vendem de equipamentos de mergulho até barcos inteiros —, difícil foi chamar a atenção dos consumidores de alto poder aquisitivo que circularam por lá. Mas a Seanergy, representante da fabricante de iates Spirit Ferretti no Sul do país, encontrou um jeito de se adiantar à concorrência: os interessados que entravam em contato com a concessionária eram apanhados no aeroporto de Florianópolis e conduzidos, de carro importado, até o estande da concessionária, de frente para o mar.

Para poucos

Os clientes eram conduzidos sobre um píer de mais de 100 metros, coberto com tapete vermelho, para conhecer os iates da marca. A estratégia é cara, mas parece ter dado certo. Já no segundo dia de feira, o diretor da Seanergy, André Veronese, comemorava a venda do primeiro iate: um modelo Ferretti 500, de 14 metros de comprimento, com duas suítes e um quarto. O preço? Algo próximo de US$ 1,4 milhão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]