Estratégias para micro e pequenas
Em seu mais recente livro, "Tamanho não é documento", o professor Belmiro Valverde Jobim Castro apresenta a pequenas e microempresas os caminhos da administração estratégica. PhD em Administração Pública, o colunista da Gazeta do Povo também está nas páginas do recém-lançado "Para o Brasil voltar a crescer", publicado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e pela Universidade da Indústria. A obra, da editora IBPEX, é uma compilação das palestras de especialistas brasileiros que participaram do programa Líderes Empresariais na Política, realizado no ano passado.
Sem sair do carro
A rede de lanchonetes carioca Bobs inaugura no dia 17 sua primeira loja drive-thru em Curitiba. O estabelecimento será na esquina das rua Chile e Desembargador Westphalen. Com 220 metros quadrados, o restaurante consumiu R$ 1 milhão em investimentos financiados pelo BNDES. Os franqueados Marcelo e Ricardo Rigler, e o superintendente Jacques Rigler, afirmam que 45 empregos serão criados a partir da inauguração. Ao todo, a maior concorrente do McDonalds em terras tupiniquins emprega 320 pessoas nas outras seis lojas e 12 quiosques da rede na capital paranaense.
Medalha francesa para vinho paranaense
O Baccio Cabernet Sauvignon 2002, produzido pela vinícola paranaense Campo Largo, recebeu sua segunda premiação do ano, na terra do vinho, a França. A bebida foi a única brasileira a ganhar medalha de ouro no concurso Vinalies Internationales, realizado em Paris no mês passado e organizado pela Associação de Enólogos da França. Participaram 38 países, com 2.850 amostras. Em fevereiro, o Baccio Cabernet Sauvignon já havia recebido uma certificação de qualidade no concurso Selections Mondiales 2007, no Canadá. O evento teve o apoio da Organização Internacional da Uva e do Vinho e da União Internacional dos Enólogos, com a participação de 1.683 amostras, de 27 países.
Brumas do Brasil
Um produto cosmético que até há pouco só era encontrado em Paris acaba de desembarcar no Brasil que, diga-se de passagem, é sua terra natal. Explica-se: o leite hidratante Brumas, da Natura, era comercializado apenas na França desde 2005 por uma questão puramente técnica. O equipamento que o produz e que usa nanotecnologia para manipular as partículas do creme era pequeno demais para a fabricação em larga escala. O pouco que saía da linha de produção ia para a Europa. Pois bem, após um investimento de R$ 1 milhão na máquina, o número de unidades produzidas do hidratante aumentou e é capaz de atender o território nacional. O Brumas vem com três opções de aroma (maracujá, andiroba e castanha) e apenas na forma de spray.
HSBC pelo social
O Instituto HSBC Solidariedade abriu na semana passada duas novas seleções para investimento em projetos sociais. Serão avaliados e selecionados projetos com dois focos específicos: educação, voltados para qualificação do ensino de pessoas com deficiência física; e geração de renda, voltada para comunidades populares. A novidade de 2007 fica por conta do apoio e acompanhamento de três anos, ao invés de um, por parte do instituto. Serão destinados R$ 750 mil para cada seleção.
Por um mundo mais feliz
Um total de 20 projetos será aprovado, e cada um deles será contemplado com R$ 30 mil no primeiro ano, R$ 25 mil no segundo ano e R$ 20 mil reais no terceiro ano. Poderão participar da seleção escolas municipais ou estaduais, por meio das associações de pais e mestres; organismos não-governamentais, comunitários e governamentais, por meio de suas fundações e institutos. A requisição dos formulários de inscrição e o recebimento dos projetos devem ser feitos pelo e-mail hsbc.solidariedade@hsbc.com.br até o dia 6 de maio. Os nomes dos selecionados serão divulgados a partir de 5 de junho, no site www.porummundomaisfeliz.org.br.
Seguro apagão em Foz
A Rede Mabu de Hotéis & Resorts lançou um produto inédito no mercado de hotelaria e turismo. O Mabu Thermas & Resorts, localizado em Foz do Iguaçu, e a Chamon, operadora de turismo oficial da rede, acabam de lançar o Seguro Apagão. A Chamon garante aos clientes que estiverem hospedados no resort a permanência estendida, sem custo adicional, caso ocorra atraso de seus vôos em razão do apagão aéreo. Ou seja, enquanto não houver vôo disponível, o hóspede e sua família são convidados do Mabu Thermas & Resorts. O produto é válido até que a situação nos aeroportos brasileiros seja normalizada.
Pano para a manga
A grife de moda surfe Waikiki fechou uma parceria para patrocinar o guarda-roupa da banda Dazaranha em seus shows a partir deste mês, um meio eficaz de reforçar o nome da marca entre os fãs de música. O grupo de Florianópolis, cultuado por surfistas de todo o país, lançou recentemente seu novo CD, "Paralisa" (Antídoto). Agora, os sete músicos vão para os palcos com roupas da grife. A banda também ganhou uma série especial da nova coleção da Waikiki, com peças inspiradas no grupo, para serem vendidas nos shows e também nas lojas do todo o país. Esta ação começa com a nova turnê do Dazaranha e coincide com o lançamento da coleção de inverno 2007 da marca.