Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Febre

Bolívia confirma foco de aftosa e suspende exportações de carne

O governo da Bolívia detectou um foco de febre aftosa na região de Santa Cruz de La Sierra e determinou a suspensão das exportações de carne aos países andinos. Este é o primeiro foco registrado depois de três anos e meio, segundo o jornal diário "El Deber".

Segundo o jornal, o foco foi localizado na última quinta-feira e as exportações foram suspensas um dia depois para Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

O chefe da autoridade sanitária do país, Ernesto Salas, disse que "lamentavelmente", de maneira automática, as permissões para a venda da carne boliviana a estes países havia caído. As exportações de carne da Bolívia alcançam cerca de US$ 10 milhões por ano.

Salas acrescentou que foram coordenadas ações com autoridades sanitárias de outros países vizinhos para garantir o controle da enfermidade na Bolívia e evitar que ela se espalhe.

A Bolívia seria declarada "território livre de aftosa" na França, já que estava há mais de três anos sem nenhum foco.

O país investiu US$ 30 milhões nos últimos anos para livrar-se da febre.

Neste sábado, o Paraguai já havia decretado alerta sanitário na região do Chaco, na fronteira com a Bolívia, em função das suspeitas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.