O anúncio de que a Grécia não cumprirá a meta fiscal neste ano abateu os mercados financeiros nesta segunda-feira, com a maioria das bolsas em queda. O Ibovespa, índice de referência da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), recuava 1,75%, aos 51.411 pontos, por volta de 12h.
Com o mau humor dos investidores, o dólar se valoriza no mundo todo. No Brasil, a moeda americana registrava alta de 0,47%, cotada a R$ 1,887 para compra e a R$ 1,889 para venda, por volta de 12h.
"O mercado todo está olhando para a Grécia e o que acontecer por lá pode ser um divisor de águas", avalia o gestor de renda variável da Máxima Asset Management, Felipe Casotti.
No domingo, o Ministério das Finanças da Grécia anunciou que o país não cumprirá a meta de redução do déficit fiscal para este ano. Segundo as autoridades gregas, a previsão é que o déficit fique em 8,5% do Produto Interno Produto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos num país). A meta acordada com representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI) e com os países da zona do euro nos dois pacotes de ajuda (de 110 bilhões de euros, decidido em maio de 2010, e de 109 bilhões de euros, definido em julho último) era reduzi-lo para 7,6%.
Hoje, os ministros da zona do euro estão reunidos em Luxemburgo para discutir os riscos de contágio da crise grega no resto da Europa.
"O pior cenário possível, que seria um calote desordenado da Grécia, pode levar um risco sistêmico ao setor financeiro europeu", completa Casotti.
Segundo Casotti, os dados sobre produção manufatureira nos EUA, que vieram um pouco melhor do que o esperado, parecem insuficientes para segurar o movimento de queda na maioria das bolsas. Na Bovespa, apenas umas poucas ações não registram queda.
Em Nova York, o Índice Dow Jones recua 0,48% e o Nasdaq tem queda de 0,49%. Na Europa, as perdas são ainda maiores: Londres registra baixa de 1,48%, Paris recua 2,29% e Frankfurt perde 2,67%.
Os mercados asiáticos fecharam em queda. A Bolsa de Tóquio fechou em baixa de 1,78%. O índice Nikkei perdeu 154,81 pontos e encerrou o pregão com 8.545,48 unidades. Já a Bolsa de Hong Kong caiu 4,38%. O índice Hang Seng perdeu 770,26 pontos e encerrou o pregão com 16.822,20 unidades.