A Bolsa de Nova York suspendeu as negociações de todos os seus ativos financeiros por volta de 11h32 no horário local (12h32 em Brasília) desta quarta-feira (8) devido a “problemas técnicos”.
Apesar disso, as ações listadas na NYSE continuaram sendo negociadas em outros mercados. A situação na NYSE só foi normalizada às 15h10 no horário local (16h10 em Brasília).
Pelo Twitter, a Bolsa informou que o problema técnico enfrentado foi interno e não fruto de um ataque de hackers. “Decidimos suspender os negócios para evitar problemas”, escreveu a NYSE na rede social. “Os ativos continuam sendo negociados normalmente em outras plataformas”, como Nasdaq e Bats Global Markets.
Uma pessoa que trabalha com operações no pregão, falando em condição de anonimato, disse que, depois que a suspensão começou, os negociadores foram informados de que o problema era relacionado a um software atualizado que começou a ser usado antes de os mercados abrirem nesta quarta-feira.
A SEC (Securities and Exchange Commission), órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos, disse que está “monitorando de perto” a situação na NYSE, segundo a presidente da entidade, Mary Jo White.
Por influência da China, dólar segue em alta e Bolsa recua
Moeda americana acelera alta e, ao meio dia, era cotada a R$ 3,2300. Ibovespa segue em queda de 0,26% com 52.208,58 pontos
Leia a matéria completaFalhas
Além do problema técnico na Bolsa de Nova York, outras empresas americanas registraram falhas nesta quarta-feira (8).
Um defeito nos computadores da United Airlines causou atrasos nos voos da companhia aérea para aeroportos dos Estados Unidos. O site de rastreamento de tráfego aéreo FlightAware chegou a registrar 92 voos atrasados da United.
Os voos já foram retomados, de acordo com a empresa. Um porta-voz informou que a United Continental Holdings Inc teve “problemas de conectividade na rede”. O site FlightAware registrou 92 voos atrasados da United.
Investigação
Em comunicado, o Departamento de Segurança Doméstica americano (DHS, na sigla em inglês) informou que, até agora, “não há indicações” de que os problemas técnicos registrados pela Bolsa de Nova York e pela United tenham sido motivadas por alguma “atividade ilícita”.
Por volta de 11h45 da manhã (horário local), o site do jornal “Wall Street Journal” ficou fora do ar por “dificuldades técnicas”. Ao tentar acessar a página aparecia a mensagem de erro “Oops, 504!”.
A Casa Branca disse que o presidente Barack Obama foi informado da paralisação da bolsa e que o Departamento de Tesouro está seguindo de perto a situação.
O Departamento de Segurança Interna reforçou não haver indícios de ataque hacker ou relação com a pane na rede da United Airlines. Até o FBI — a polícia federal americana — foi acionado, segundo a CNN, mas disse que não foi necessário tomar qualquer ação.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast