O índice Nikkei da bolsa de Tóquio encerrou a segunda-feira em baixa de 1,90 por cento, para 16.351 pontos, na perda percentual diária em quase três meses.
Ações de empresas como a Toyota Motor recuaram após dados fracos sobre crescimento dos Estados Unidos enquanto números modestos de produção industrial no Japão fortaleceram preocupações com a desaceleração da economia japonesa.
Os papéis da Toyota, a segunda maior montadora do mundo, registraram desvalorização de 1,55 por cento.
A produção industrial do Japão exibiu queda em setembro, com estoques elevados no setor de tecnologia da informação, aumentando temores de que a desaceleração na economia norte-americana possa afetar a atividade japonesa.
Outras companhias que contribuíram para a queda do índice foram abatidas por realização de lucro de investidores. As ações Tokyo Electron despencaram 5 por cento e a Canon caiu 3,4 por cento.
Confira como se comportaram outros principais mercados da Ásia:
HONG KONG
O índice Hang Seng, de Hong Kong, não operou nesta segunda-feira.
CORÉIA DO SUL
O indicador Korea Composite Stock Price Index declinou 0,95 por cento, aos 1.356 pontos, após uma série de resultados trimestrais abaixo do esperado, incluindo a Hyundai Motor. Enquanto isso, exportadoras foram abatidas por números fracos de crescimento econômico nos Estados Unidos.
As ações da Hyundai Motor recuaram 1,45 por cento depois que a montadora divulgou que seu lucro trimestral caiu quase à metade. A Samsung Electronics caiu 1,77 por cento.
CINGAPURA
Em Cingapura, o índice Straits Times, desvalorizou-se em 1,41 por cento, para 2.691 pontos.
TAIWAN
O índice Taiex encerrou o pregão em queda de 1,29 por cento, para 6.995 pontos.
Leia mais: Globo Online