A Bolsa de Madri registrou nesta sexta-feira (20) a sua maior queda diária em dois anos e arrastou os outros índices europeus para baixo. O mercado reagiu ao anúncio de que a região de Valência precisará recorrer ao governo central para honrar suas dividas e à nova previsão para a economia do país neste ano. A expectativa para o PIB foi revisada de recuo de 0,2% para queda de 0,5% em 2012.
A mudança de estimativa deixou em segundo plano a aprovação do pacote de ajuda aos bancos espanhóis e motivou a fuga de investimentos em ações em direção a ativos considerados mais seguros, como títulos do Tesouro americano.
Segundo números preliminares, o índice da Bolsa espanhola, o Ibex-35 perdeu 5,82%, a 6.246 pontos. Já o índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações europeias, fechou em queda de 1,43%, aos 1.049 pontos.
Os rendimentos dos títulos soberanos da Espanha com prazo de 10 anos atingiram as suas máximas históricas, avançando acima do patamar de 7% que os mercados veem como muito caro para ser sustentável.
Os investidores correram para realizar lucros em rali no qual o FTSEurofirst 300 acumula ganhos de 10% desde o começo de junho atingindo sua máxima em 4 meses e meio na quinta-feira. Poucos tiveram interesse em manter suas apostas para o fim de semana ou durante as férias de verão.
Índices de papéis do setor bancário e de seguradoras, que têm a perder com a intensificação da crise da zona do euro, estavam entre os que apresentavam as maiores perdas.
"Há muito pouco (motivo) para interromper uma alta dos bônus espanhóis no momento, e isso é uma grande preocupação. Isso é apenas outra parte de notícias ruins que lembra às pessoas de que o assunto não envolve somente governos, mas também administrações regionais", avaliou o estrategista-chefe de ações do Barclays, Ed Shing.
Em Londres, o índice Financial Times fechou com baixa de 1,09%, a 5.651 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX perdeu 1,90%, para 6.630 pontos.
Em Paris, o índice CAC-40 teve baixa de 2,14%, a 3.193 pontos. Em Milão, o índice Ftse/Mib caiu 4,38%, para 13.067 pontos.Em Lisboa, o índice PSI20 recuou 2,14%, para 4.754 pontos.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião