Após um dia de volatilidade, o principal índice de ações da Bolsa brasileira, o Ibovespa, fechou a sessão de hoje com leve alta, puxada pela forte valorizações das ações da Oi e seguindo a instabilidade do mercado americano.O índice terminou o dia em alta de 0,13%, a 54.017 pontos. No entanto, durante o dia, o índice oscilou entre alta de 0,64% e queda de 0,83%.
Os principais índices americanos tiveram volatilidade durante o dia e fecharam queda em meio a declarações da autoridade do Fed, o Banco Central dos Estados Unidos, com investidores em busca de sinais sobre o futuro do programa de estímulos monetários da instituição."O movimento acompanhou o cenário de volatilidade como um todo", disse Waldir Kiel, economista da H.Commcor.
"De forma geral, houve uma pequena queda ao sabor do Dow Jones e pequenos motivos como uma leve alta no preço do minério para a valorização de 1% na Vale", afirmou Rogério Oliveira, especialista em Bolsa da Icap do Brasil.
Os papéis da Oi foram as principais influências positivas no índice. As ações preferenciais (OIBR4) registraram valorização de 16,78%, cotadas a R$ 4,80 e as ordinárias (OIBR3) tiveram alta de 15,72%, cotadas a R$ 5,30. Isso porque foi anunciado nesta terça-feira (4) que o Conselho de Administração indicou Zeinal Bava, da Portugal Telecom, para o comando da companhia brasileira.
"Mais do que só a troca do comando, é o que ela significa. Ele [Zeinal Bava] é um pouco mais visionário, um pouco mais liberal e há a promessa de que ele transforme um pouco o modelo da Oi e que ela passe a aumentar gradativamente suas margens", afirmou Elad Revi, analista da Spinelli Corretora.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast