O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa brasileira, fechou nesta quitna-feira (28) com alta de 0,26%, aos 57.424 pontos. O índice encerrou o mês de fevereiro com queda acumulada de 3,91%, diante de crescentes preocupações com as perspectivas para a economia brasileira.Essa é a pior baixa mensal desde maio do ano passado. Dados da agenda econômica influenciaram o bom humor dos investidores. Promessas do Banco Central Europeu (BCE) e do Federal Reserve, banco central americano, de dar continuidade a medidas para injetar liquidez nos mercados ajudaram a impulsionar os mercados globais.
Nos EUA, o PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos cresceu 0,1% no quarto trimestre do ano passado, segundo dados do Departamento de Comércio divulgados hoje. É o menor nível de crescimento desde o primeiro trimestre de 2011. Os números, no entanto, são melhores que a primeira estimativa divulgada em janeiro, que previam queda de 0,1% para o período em relação ao terceiro trimestre. O governo americano justifica a revisão com o aumento das exportações e a diminuição das importações.
Também nos EUA, os novos pedidos de auxílio-desemprego caíram mais do que o esperado na semana passada, sugerindo que a recuperação do mercado de trabalho está ganhando força. Por aqui, segundo dados da Serasa Experian, uma pressão de custos no caixa das empresas provocou um aumento na inadimplência das companhias neste ano. Os atrasos em pagamentos tiveram um crescimento de 10,3% em janeiro na comparação com dezembro. Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve alta de 4,9%.
Na Europa, a taxa de desemprego na Alemanha se manteve em 6,9% em fevereiro, patamar próximo à mínima histórica após a reunificação do país, em 1990. Os dados foram divulgados hoje pelo Escritório Federal do Trabalho. Além disso,a Espanha manteve a recessão no quarto trimestre de 2012 e encolheu pelo sexto trimestre consecutivo, em mais um sinal de agravamento da crise financeira. O PIB do país ibérico se contraiu 0,8% entre outubro e dezembro, informou o Escritório de Estatísticas do país.
Vale
Após terem começado o dia em queda, as ações da mineradora Vale inverteram a tendência e fecharam em alta. O movimento veio depois que o diretor financeiro da empresa, Luciano Siani, disse em teleconferência com analistas que o desempenho do preço do minério de ferro acima do esperado no início do ano contribuirá para melhorar a situação de caixa da Vale. Os papéis preferenciais (mais negociados e sem direito a voto) da Vale subiram 3,10%, enquanto os ordinários (com direito a voto) tiveram ganho de 2,16%.
A companhia divulgou ontem um prejuízo de R$ 5,628 bilhões no 4º trimestre de 2012, considerando o resultado sem a exclusão dos efeitos não recorrentes como câmbio e perdas monetárias. Esse é o maior prejuízo trimestral da história da empresa, segundo levantamento da consultoria Economatica.
Embraer
As ações da Embraer abriram em forte alta, mas perderam força ao longo do dia e fecharam em queda de 0,77%. Após ter sido selecionada e ver seu contrato ser suspenso, ontem a Embraer foi novamente escolhida para vender o avião de combate A-29 Super Tucano para a Força Aérea dos Estados Unidos por US$ 427 milhões.
A empresa brasileira vai fabricar a aeronave em parceria com a americana SNC (Sierra Nevada Corporation). O contrato prevê a entrega de 20 aeronaves de apoio aéreo tático, equipamentos para treinamento de pilotos no solo, peças de reposição e apoio logístico.
Apesar de considerarem a notícia positiva, os analistas Raian Santos e Juliano Navarro, do Citigroup, ressaltaram que a vitória da Embraer ocorre antes do "sequestro orçamentário", um drástico contingenciamento no orçamento dos EUA previsto para entrar em vigor nesta semana.
"Mesmo com o Departamento de Defesa americano sujeito a um corte significativo no orçamento, à menor intensidade da guerra no Afeganistão e a ser chefiado pelo anti-intervencionista Chuck Hagel, o mercado ainda destaca que o contrato dos A-29 foi aprovado antes do sequestro orçamentário", afirmaram em relatório.