As bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa nesta terça-feira (27), com investidores ajustando posições em meio a um volume fraco de negócios e aguardando, antes da reabertura dos mercados nos Estados Unidos, novos dados que possam oferecer dicas sobre as perspectivas para a maior economia do mundo.
O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0.37 por cento. No ano, o índice acumula queda de 17 por cento, comparada ao tombo de 50 por cento sofrido após o colapso do Lehman Brothers.
Em Tóquio, o índice Nikkei recuou 0,46 por cento. Os mercados de Hong Kong e Sydney permaneceram fechados.
"Com os players dos EUA e da Europa em clima de festa, não há incentivo exceto ajustes de posição de fim de ano", disse Hirokazu Yuihama, estrategista da Daiwa Capital Markets.
Mais tarde nesta terça-feira, os investidores buscarão sinais positivos sobre os EUA na divulgação de números sobre os preços de moradias no país em outubro e sobre a confiança do consumidor em dezembro.
O índice de Seul encerrou em baixa de 0,79 por cento. A bolsa de Taiwan perdeu 0,11 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai declinou 1,09 por cento. Cingapura retrocedeu 0,11 por cento.