As principais bolsas asiáticas caíram nesta terça-feira, com o pacote de resgate financeiro de US$ 1 trilhão não conseguindo dissipar as dúvidas sobre a capacidade da Grécia e de outros países da zona do euro de reduzir o déficit orçamentário.
O índice MSCI que acompanha as bolsas da Ásia Pacífico exceto Japão tinha queda de 1,36 por cento, para 399 pontos.
No domingo a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional anunciaram um pacote trilionário para ajudar a controlar a especulação em volta da crise da dívida na zona do euro, o que aliviou os mercados na segunda-feira.
Mas a rede de segurança pode não ter aliviado os temores de uma moratória grega no curto prazo, e os receios se mantinham sobre se a Grécia e outros países com grandes déficits fiscais serão capazes de implementar medidas de austeridade para evitar a reestruturação da dívida.
"Mesmo que um dos piores cenários -- uma moratória grega -- tenha sido afastado por ora, em muitas formas a solução dos problemas maiores foi somente adiada e novas questões podem surgir em Portugal ou na Espanha", disse Nagayuki Yamagishi, estrategista na Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities.
O índice Nikkei da bolsa de Tóquio fechou em queda de 1,14%, aos 10.411 pontos.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 1,37%, para 20.146 pontos, depois de ter a maior alta em cinco meses na véspera. Xangai perdeu 1,9%, para 2.647 pontos. Taiwan se desvalorizou 0,73%, a 7.608 pontos.
Na Coreia do Sul, a queda foi de 0,44%, a 1.670 pontos.
Cingapura fechou com recuo de 0,79%, a 2.857 pontos.
A Austrália cedeu 1,13%, a 4.547 pontos.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast