As bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa nesta segunda-feira, enquanto o dólar disparava para a máxima em três meses contra o iene após uma intervenção do Japão, com investidores realizando lucros após o rali da semana passada.

CARREGANDO :)

O dólar chegou a subir mais de 4 por cento, para cima de 79 ienes, horas depois de cair à mínima recorde de 75,31.

O ministro das Finanças, Jun Azumi, disse que o Japão interveio de forma unilateral nos mercados de câmbio nesta segunda-feira, para conter oscilações especulativas que não refletem a saúde da economia do país.

Publicidade

Em Tóquio, o índice Nikkei teve baixa de 0,69 por cento, aos 8.988 pontos, mas ainda encerrou o mês com ganho de 3,3 por cento. Os investidores realizaram lucros, temendo que o iene não fique contido por muito tempo. A força persistente da moeda gera dúvidas sobre os resultados das empresas japonesas.

O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico caía 1,52 por cento, mas fechava a melhor semana em quase três anos, com o plano anticrise da Europa gerando um amplo rali de alívio. Apesar da queda deste pregão, o índice ruma para alta de mais de 12 por cento em outubro.

Os mercados de Hong Kong e Xangai perderam 0,77 por cento e 0,21 por cento, respectivamente, com realização de lucro. Mas ambos os índices tiveram a maior alta em dois anoa e meio, por sinais de que Pequim esteja relaxando sua campanha de aperto monetário.

O índice de Seul encerrou em baixa de 1,06 por cento. A bolsa de Taiwan recuou 0,37 por cento. Cingapura retrocedeu 1,72 por cento e Sydney fechou com desvalorização de 1,27 por cento.

Publicidade