As bolsas de valores asiáticas fecharam sem direção comum nesta sexta-feira, com investidores aguardando dados de emprego nos Estados Unidos que podem alimentar o debate sobre se a economia está rumando para uma desaceleração prolongada.
Um número fraco de postos de trabalho nos EUA pode reduzir ainda mais a demanda por ativos de risco, no momento em que o programa de compra de bônus do Federal Reserve está perto do fim, com autoridades norte-americanas aparentemente relutantes em oferecer mais apoio à economia.
Em Tóquio, o índice Nikkei caiu 0,66 por cento, após queda de 1,7 por cento no último pregão. A incerteza política continuava a prejudicar a confiança do mercado, embora as ações baratas e a cobertura de posições possam dar suporte.
O índice da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,35 por cento às 8h02 (horário de Brasília). O declínio era amparado pelos setores industrial e financeiro.
A semana foi mista, com dados mostrando desaceleração no crescimento das fábricas das principais economias asiáticas devido às condições apertadas de crédito e à seca que afeta parte da China. Porém, a caça a barganhas pode fazer os mercados da região fecharem para a primeira das últimas seis semanas no azul.
O índice de Seul caiu 0,03 por cento. Em Hong Kong, o mercado se desvalorizou 1,31 por cento e a bolsa de Taiwan avançou 0,61 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai ganhou 0,84 por cento. Cingapura encerrou em baixa de 0,47 por cento e Sydney fechou em queda de 0,38 por cento.