As bolsas de valores da Ásia operaram em alta nesta terça-feira e o dólar recuou o menor nível em dois meses contra o euro com investidores aguardando que políticas heterodoxas o Federal Reserve poderá adotar junto com um esperado corte de juro para 0,5% ou menos.
Com a taxa de juro dos Estados Unidos se aproximando de zero, os participantes do mercado estão procurando certezas sobre que medidas políticas o Fed vai considerar utilizar, tais como compra de ativos financeiros, para ajudar a tirar a economia de uma recessão acentuada.
"Apesar de um corte de juro adicional pelo Fed ser amplamente esperado, a reação do mercado à redução ainda é muito incerta, uma vez que outro corte significará que o Fed ficará com uma carta a menos para oferecer", disse Lim Tae-gun, analista de mercado na Daewoo Securities em Seul.
Comentários recentes de formuladores de política monetária europeus refletem uma relutância em cortar a taxa básica de juro de 3%, contrastando com a posição do Fed e sugerindo que a vantagem de juro do euro tem se fortalecido.
Os índices de bolsas européias apontavam leve alta no início da sessão, enquanto os mercados aguardavam a divulgação dos resultados trimestrais do banco norte-americano Goldman Sachs.
As expectativas são de que o banco apresente prejuízo trimestral pela primeira vez desde a abertura de seu capital em 1999, sinalizando que as severas condições de mercado continuam golpeando o setor financeiro.
Os principais índices de ações asiáticas tiveram desempenhos variados. A bolsa de Tóquio caiu 1,1%, enquanto o iene se fortaleceu contra o dólar, atingindo as ações de exportadores.
Mas o índice de ações MSCI da região da Ásia-Pacífico excluindo o Japão avançava 0,44% às 8h26 (horário de Brasília). No ano, no entanto, a queda acumulada é de cerca 54%.
Nas últimas semanas, os investidores estrangeiros têm carregado seus portfólios com ações asiáticas, particularmente companhias com avaliação relativamente baixa e dívida reduzida em seus balanços.
O índice Hang Seng, de Hong Kong, avançou 0,55%, o índice Kospi, da Coréia do Sul, subiu 0,29% e o principal indicador de Taiwan fechou com oscilação positiva de 0,07%. Em Cingapura, os ganhos foram de 0,41%, enquanto em Sydney, os mercados recuaram 0,98%.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast