As bolsas de valores da Ásia subiram para o maior patamar em um mês nesta terça-feira, com bancos ampliando ganhos com expectativas de que o frágil sistema financeiro global está se estabilizando, apesar de dados que mostram que a economia norte-americana está se deteriorando.
O Barclays informou na segunda-feira que teve um forte desempenho no início deste ano, ecoando comentários positivos feitos nas últimas semanas pelo Citigroup, JPMorgan e Bank of America. Os anúncios ajudaram ações do setor financeiro que passaram a ser um importante impulsionador dos mercados acionários.
"Ainda não podemos realmente relaxar, uma vez que não sabemos todos os detalhes dos lucros até que os resultados trimestrais sejam divulgados e ainda há muita incerteza", informou Takashi Ushio, diretor da divisão de estratégia de investimento do Marusan Securities, no Japão. "Mas parece que eles saíram do perigo pior", acrescentou.
A retomada pressionou alguns investidores que tinham apostado contra ações, forçando-os a comprar ações de volta. Mas analistas se mostram divididos sobre se o rali poderá se sustentar sem uma ampla recuperação da confiança dos investidores.
O índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 1,17 por cento às 7h37 (horário de Brasília), avançando pelo terceiro dia consecutivo. Mais cedo, o índice subiu 1,75 por cento, chegando ao maior nível em um mês, impulsionado por ações de matérias-primas, setor financeiro e de consumo constante.
A bolsa de Tóquio subiu 3,18 por cento, para 7.949 pontos, maior patamar desde 9 de fevereiro. Em 20 dias, o Nikkei subiu 4 por cento, superando a perda de 0,3 por cento do índice europeu de ações.
Sydney avançou 3,1 por cento, também impulsionada por bancos. Hong Kong chegou a subir 2 por cento, avançando para o sexto dia consecutivo antes de recuar e fechar em queda de 0,76 por cento.
Xangai subiu 3,02 por cento, Taiwan se valorizou em 1,41 por cento, Seul cresceu 3,41 por cento e Cingapura teve baixa de 1,72 por cento.
© Thomson Reuters 2009 All rights reserved.
Próximo Artigo: Lula analisa mudanças na caderneta de poupança Mais notícia Alimentos sobem, vestuário cai e IPC-Fipe avança 0,25% Chefe da OMC participará de reunião do G20 em abril BC japonês oferece até US$10,2 bi para ajudar bancos locais Economia alemã deve retrair-se em 2,2% no 1o tri--instituto Mais...Anúncios no GoogleO que são?Análise de Ações GrátisAnálise de 500 Ações na Bovespa usando Finanças Computacionais.www.SferaStockAnalysis.com/br
Quer Investir Em Ações?A Menor Taxa de Corretagem: R$ 5 Por Ordem Executada. Abra sua Contawww.TOV.com.br/Acoes
Investimento Em AçõesO Mercado de Ações Sem Complicação. Comece a Negociar Ações Na Internetwww.WinTrade.com.br
Fundo de InvestimentosO fundo Brascan Superior Hedge II rendeu 27,16% nos últimos 12 meses.www.BrascanGestao.com.br
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast