As bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa nesta segunda-feira e o euro bateu o menor valor em 10 anos contra o iene, com a renúncia de uma autoridade do Banco Central Europeu (BCE) gerando mais dúvida sobre a capacidade da zona do euro para combater a crise de dívida.
O petróleo e o cobre caíam e o dólar tinha forte alta. As preocupações sobre a zona do euro, combinadas com o temor sobre a lentidão do crescimento econômico global, ampliavam o pessimismo que arrebatou os mercados globais nas últimas seis semanas.
"As pessoas estão bem nervosas sobre a Grécia e outros países da região europeia, então essa é a razão pela qual os investidores estão fugindo para o dólar", disse Tetsu Emori, gestor de fundos da Astmax Co Ltd, em Tóquio. "É aversão a risco."
A renúncia do alemão Juergen Stark ao conselho do BCE ressaltou as divisões internas sobre o programa de compra de bônus -- uma das principais armas da autoridade monetária conttra a crise de dívida, pois reduz os juros da dívida de países sob pressão dos mercados de bônus.
Em Tóquio, o índice Nikkei teve queda de 2,31 por cento, no menor nível de fechamento desde abril de 2009. O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 3,18 por cento.
O índice de Seul encerrou em baixa de 1,83 por cento. O mercado tombou 4,21 por cento em Hong Kong e a bolsa de Taiwan destoou ao avançar 0,82 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai perdeu 0,05 por cento. Cingapura retrocedeu 2,89 por cento e Sydney fechou com desvalorização de 3,72 por cento.