As bolsas de valores do Japão e da Índia se destacaram do resto dos mercados asiáticos e fecharam em alta nesta segunda-feira (26), com a confiança do investidor impulsionada em parte por sinais de recuperação na economia dos Estados Unidos, embora o volume de negócios tenha sido limitado, com muitas praças fechadas para feriados de Natal.
Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 1 por cento, superando a média móvel de 25 dias. Na Índia, o índice principal BSE avançou 1,15 por cento, com investidores buscando barganhas.
Já o índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão recuava 0,07 por cento, saindo da máxima em duas semanas atingida mais cedo no pregão.
As bolsas dos EUA, da Europa e de alguns mercados asiáticos, como Hong Kong, Cingapura e Sydney, estão fechadas nesta segunda-feira.
Em Nova York, as bolsas fecharam em alta na sexta-feira, com o índice Dow Jones atingindo o maior patamar dos últimos cinco meses.
"O Nikkei está oscilando de acordo com Nova York. Os ganhos nos EUA e na Europa deram um sentido de alívio aos mercados", disse Hajime Nakajima, operador da Cosmo Securities em Osaka, Japão.
O índice de Seul encerrou em baixa de 0,56 por cento. A bolsa de Taiwan perdeu 0,26 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai declinou 0,67 por cento.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast