As bolsas de valores da Europa recuaram nesta segunda-feira (7) depois que preocupações dos investidores com o impacto dos preços do petróleo na recuperação econômica provocaram uma venda de ações no final da tarde, com o setor bancário liderando a queda.
O índice europeu de ações fechou em queda de 0,41%, segundo dados preliminares, para 1.143 pontos, depois de chegar a 1.157 pontos no início da sessão, impulsionado por notícias de fusões e aquisições.
"A incerteza está aumentando e os investidores realizaram lucros assim que Wall Street ficou negativa", disse Heino Ruland, estrategista da Ruland Research, em Frankfurt.
"Ainda há problemas na Líbia e há preocupações de que os preços do petróleo possam limitar a recuperação econômica. Acredito que os investidores continuarão a reduzir sua exposição ao risco."
Preocupações em torno da interrupção da oferta de petróleo no Oriente Médio levaram os futuros da commodity nos Estados Unidos ao nível mais alto desde setembro de 2008, alimentando temores de que os altos preços do petróleo poderiam estimular a inflação e afetar a recuperação econômica.
Os bancos estavam entre as piores performances por setores, com queda de 0,7%, depois que a agência de classificação de riscos Moody's reduziu a nota da Grécia em 3 degraus.
Em Londres, o índice Financial Times fechou em baixa de 0,28% a 5.973 pontos. Em Frankfurt. o índice DAX caiu 0,24%, para 7.161 pontos. No caso de Paris, o índice CAC-40 perdeu 0,74%, para 3.990 pontos. Em oscilação positiva, a bolsa de Milão registrou alta do índice Ftse/Mib de 0,03%, para 22.145 pontos.
Por outro lado, em MADRI, o índice Ibex-35 teve variação negativa de 0,03% 10.495 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 encerrou em leve queda de 0,07%, para 7.897 pontos.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast