Dia de otimismo no mercado financeiro: bolsas de valores no Brasil e nos Estados Unidos ultrapassaram nessa quinta-feira (19) patamares históricos de negociação.
Em São Paulo, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) ultrapassou pela 1ª vez os 58 mil pontos. Já no pregão em Wall Street, principal centro financeiro mundial, a Bolsa de Nova York encerrou em alta e o Dow Jones, seu principal índice, rompeu a marca inédita dos 14 mil pontos.
O índice Bovespa, que reúne ações das principais empresas listadas na bolsa, subiu 0,95% e atingiu os 58.100 pontos, acompanhando o bom desempenho de Wall Street. É o 32º recorde da Bovespa em 2007, que acumula alta de 30,7%.
Segundo analistas, os negócios refletem o alívio dos investidores pelo fato de os comentários do chairman do Federal Reserve e a ata de sua última reunião não terem trazido grandes surpresas que indiquem um aumento nos juros norte-americanos.
Mais barato
No mercado de câmbio, o dólar caiu 0,32% e encerrou cotado a R$ 1,855. No mês, a moeda caiu em dez das 14 sessões e já acumula baixa de 3,89%.