Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
mercado

Bolsas dos EUA caem com preocupações sobre Portugal

Principal índice em Nova York recuou 0,48%, para 10.836 pontos. Dia foi de fraco volume de negócios nos mercados do país

As bolsas dos Estados Unidos fecharam em queda nesta quarta-feira (24).

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,48%, para 10.836 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,68%, para 2.398 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve desvalorização de 0,55%, para 1.167 pontos.

Os principais índices acionários recuaram um dia depois de atingirem seus níveis mais altos em 18 meses, com perdas em todos os setores devido ao fraco volume de transações. As preocupações do mercado giraram em torno da habilidade de os países pagarem suas dívidas, o que impulsionou o dólar e prejudicou ações do setor de commodities.

Os mercados reagiram ao corte do "rating" soberano de Portugal. Um fraco leilão de títulos do Tesouro norte-americano também pesou para o ambiente pessimista do mercado.

A agência de classificação de risco Fitch Ratings reduziu a nota de crédito soberano de Portugal nesta quarta-feira de "AA" para "AA-", aumentando os problemas na zona do euro, onde diplomatas ainda discutem a situação da Grécia.

"Isso provoca mais preocupações com outros países na região e os mercados continuam assombrados com a falta de clareza sobre como a Europa irá lidar com essas questões", disse o presidente para Westcore Funds, Todger Anderson.

Também pesou sobre o ambiente negativo da sessão o fraco leilão de títulos de cinco anos do Tesouro norte-americano, segunda venda decepcionante após o leilão de terça-feira, de títulos com prazo de dois anos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.