As bolsas de valores dos Estados Unidos encerraram em baixa nesta quinta-feira (13), depois que comentários negativos sobre a economia feitos pela Cisco Systems e pela varejista Kohl's colocaram em dúvida a força da recuperação econômica dos EUA.
O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova Iorque, recuou 1,05%, para 10.782 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 1,26%, para 2.394 pontos. O Standard & Poor's 500 perdeu 1,21%, para 1.157 pontos.
O alerta da Cisco sobre um ainda fraco mercado de trabalho e o comentário da Kohl's sobre não estar convencida de que a recuperação está em curso ressaltaram o viés pessimista entre investidores já cautelosos. As ações da Cisco recuaram 4,5% e as da Kohl's perderam 5,8%.
Somando-se ao tom negativo, um relatório do Departamento de Trabalho mostrou que o número de trabalhadores que requisitaram auxílio-desemprego teve apenas uma leve queda na semana passada, o que esfriou as expectativas de forte melhora nos dados mensais de emprego e sugeriu que a taxa de desemprego vai permanecer elevada.
Tom Alexander, presidente da Alexander Trading, ressaltou que os papéis do setor varejista são altamente dependentes da retomada e sensíveis a sugestões de fraqueza econômica. "Essa vai ser uma área da economia que será sempre posta em xeque quando se começa a questionar a recuperação", disse.
O índice de varejo do S&P caiu 3%. Investidores estão cautelosos antes dos números sobre as vendas do setor em abril, com divulgação prevista para sexta-feira. Por outro lado, as ações da Alcoa subiram 2,7% e ajudaram a limitar a queda do Dow Jones. O bom desempenho se deu em meio a expectativas de que o preço do alumínio possa subir caso os valores mais altos da energia na China reduzam a oferta global.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast