• Carregando...

As bolsas de valores dos Estados Unidos encerraram em queda nesta quarta-feira (19), após a decisão da Alemanha de banir operações específicas com algumas ações e títulos provocar uma nova onda de incerteza e de aversão a risco entre investidores já nervosos.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova Iorque, recuou 0,63%, para 10.444 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,82%, para 2.298 pontos. O Standard & Poor's 500, índice que reúne ações de grandes empresas dos EUA, perdeu 0,51%, a 1.115 pontos.

Os mercados já temem que a crise de crédito na zona do euro possa frear o crescimento econômico, e a medida da Alemanha provocou a venda de ações do setor industrial, que têm pesada exposição à Europa.

"Está ficando cada vez mais claro que esses ainda são países separados e com suas próprias agendas políticas", disse Kim Caughey, analista sênior de pesquisa de ações do Fort Pitt Capital Group, em Pittsburgh.

A fabricante de maquinário Caterpillar caiu 2,7%, enquanto as ações da Boeing recuaram 2,2%. O índice industrial do S&P cedeu 1,3%.

A Alemanha proibiu a venda a descoberto de bônus governamentais, de credit default swaps baseados nesses títulos e de ações das dez maiores instituições financeiras do país, em uma medida que pareceu ter pego seus colegas da União Europeia (UE) de surpresa.

Os índices de ações pouco repercutiram a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve, em que o Fed melhorou sua perspectiva para a economia norte-americana e não viu o risco inflacionário como um problema de curto prazo.

Um dado endossou tal percepção. Os preços ao consumidor dos EUA, excetuando-se alimentos e energia, medida utilizada pelo Fed como referência para a política monetária, subiram apenas 0,9% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado, a menor alta desde janeiro de 1966.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]