Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mercado Financeiro

Bolsas dos EUA recuam com onda de vendas no fim da sessão

Os principais índices das bolsas dos Estados Unidos recuaram no fim dos negócios desta sexta-feira (8), com a alta nos preços do petróleo reacendendo temores de que a inflação atrapalhe a recuperação econômica.

A disparada do óleo mexeu com um mercado que vinha oscilando perto da estabilidade, à espera do início da temporada de balanços corporativos.

O Dow Jones registrou desvalorização de 0,24 por cento, para 12.380 pontos. O Standard & Poor's 500 teve queda de 0,40 por cento, para 1.328 pontos. O Nasdaq caiu 0,56 por cento, para 2.780 pontos.

Na semana, o Dow avançou 0,03 por cento, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq registraram perda de 0,3 por cento.

O incerto desfecho das negociações sobre o orçamento dos EUA, que pode paralisar o governo após o fim do prazo para a sua definição, à meia-noite, incentivou investidores a buscar proteção no mercado antes do final de semana.

"O mercado está indo por um mau caminho com o fraco giro financeiro. As pessoas estão esperando que nada de ruim aconteça no final de semana", afirmou Michael James, corretor sênior do banco de investimentos regionais Wedbush Morgan.

O repique do petróleo derrubou as ações de companhias aéreas e de transportes. O índice Arca Airline caiu 2,7 por cento e o Dow Jones Transportation Average registrou desvalorização de 1,7 por cento.

Os futuros do petróleo tipo Brent se estabilizaram acima de 126 dólares o barril, o maior nível em 32 meses, em meio ao dólar fraco e aos intensos conflitos na Líbia, que levantaram temores de mais cortes na oferta do produto.

O giro financeiro do mercado permaneceu fraco, sinal de que investidores estão contendo suas maiores apostas à espera do início da temporada de balanços corporativos na semana que vem.

O S&P enfrenta resistência em torno do patamar de 1,345 pontos, valor próximo ao de sua máxima em 2011. Muitos analistas acreditam que os balanços corporativos podem ser o catalisador a impulsionar o índice para além da resistência.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.