As bolsas de valores dos Estados Unidos encerraram a segunda-feira (1º) com valorização pelo segundo pregão seguido, impulsionadas pelo acordo da AIG para vender sua unidade asiática de seguros de vida.
O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 0,76%, para 10.403 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 1,58%, para 2.273 pontos. O Standard & Poor's 500, que reúne ações de grandes empresas dos EUA, ganhou 1,02%, a 1.115 pontos.
O avanço de ações do setor de semicondutores também ajudou, após a SanDisk ter elevado sua previsão de receita. Esperanças de um acordo que acabe com as incertezas que permeiam a situação fiscal da Grécia deram fôlego extra ao mercado.
As ações da AIG avançaram 4,4% depois que a seguradora britânica Prudential anunciou que vai comprar o braço asiático da norte-americana por US$ 35,5 bilhões. Essa e outras notícias sobre fusões e aquisições aumentaram a confiança dos agentes.
"O mercado sempre adora fusões e aquisições, porque isso significa que as pessoas e outras companhias estão encontrando valor no mercado", disse Scott Marcouiller, estrategista sênior de ações da Wells Fargo Advisors.
Os papéis da SanDisk decolaram 11,9% após a fabricante de chips de memória ter elevado no final da sexta-feira (26) sua previsão de receita para o primeiro trimestre e avaliar as perspectivas para a indústria nos próximos anos como fortes.
Dados macroeconômicos dos Estados Unicos também colaboraram com a alta. O gasto do consumidor subiu um pouco mais que o esperado em janeiro, enquanto o setor manufatureiro cresceu em fevereiro.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast