As bolsas norte-americanas fecharam em alta nesta sexta-feira (9).
O Dow Jones, índice que é referência da bolsa de Nova Iorque, avançou 0,64%, para 10.997 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 0,71%, para 2.454 pontos. O Standard & Poor's 500 ganhou 0,67%, para 1.194 pontos.
Durante o pregão, o índice Dow Jones tocou nos 11 mil pontos pela primeira vez desde setembro de 2008. Na semana, o Dow subiu 0,6%, o S&P ganhou 1,4% e o Nasdaq avançou 2,1%.
Perspectivas melhores que o esperado em relação à Chevron e dados robustos sobre estoques dos Estados Unidos deram suporte às apostas na recuperação da economia.
As ações da Chevron ganharam 2,4%, um dia após a companhia dizer que seu braço financeiro e de marketing voltará a registrar lucro no primeiro trimestre.
Mais cedo, dados mostraram que os estoques no atacado norte-americano subiram mais que o esperado em fevereiro, enquanto as vendas nesse mesmo segmento alcançaram o maior nível em 16 meses. Os números ampararam perspectivas de um crescimento na economia e nos lucros no primeiro trimestre.
Papéis de empresas de tecnologia, que têm estado entre os mais beneficiados com a força da economia, também tiveram desempenho acima da média do mercado. Cisco Systems ganhou 1,2% e Microsoft teve alta de 1,4%.
"A maioria dos investidores reconhece que a recessão acabou e a questão que o mercado enfrenta agora é: 'estamos caminhando de uma recuperação para um crescimento sustentável?'", indagou Michael Sheldon, estrategista-chefe de mercado da RDM Financial, em Westport, Connecticut. "Os números econômicos de abril de longe têm sido encorajadores."