As ações europeias fecharam praticamente estáveis nesta terça-feira (14), com dados econômicos acima das expectativas nos Estados Unidos sendo insuficientes para convencer investidores a assumir mais risco, enquanto o ouro atingia nova máxima histórica. O FTSEurofirst 300, índice com as principais ações europeias, teve alta de 0,04%, marcando 1.088 pontos, após ter fechado na véspera no maior nível desde o final de abril.

CARREGANDO :)

A empresa de terceirização Capita subiu com investidores confiantes de que a companhia conseguirá manter contratos com governos, enquanto a Philips caiu após a empresa de eletrônicos apresentar perspectivas cautelosas.

"Parece que nós ainda estamos numa faixa estreita de variação e os investidores estão focados no noticiário do dia", disse David Hussey, chefe de ações europeias da MFC Global Investment Management.

Publicidade

"Os investidores ainda estão cautelosos, já que há não pouco tempo o mercado cogitava a possibilidade de um nova recessão. Se houver novas notícias ruins, o mercado pode reagir negativamente de novo. Nós estamos circulando em torno da avaliação de qual recuperação vamos ter."

Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 0,03%, a 5.567 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,22%, para 6.275 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 0,19%, a 3.774 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,01%, aos 21.003 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 avançou 0,38%, para 10.806 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 teve variação positiva de 0,25%, a 7.553 pontos.